2017-07-24

Compliance é uma declaração escrita de princípios a serem seguidos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/07/2017, sobre como a ética e o compliance formam juntos o caráter de uma empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Compliance é uma declaração escrita de princípios a serem seguidos

ética e compliance

Já faz algum tempo que o Brasil vem assistindo a uma carga de denúncias de corrupção e malversação de recursos, envolvendo, por um lado, políticos que foram eleitos prometendo acabar com esse tipo de situação vergonhosa e, do outro lado, instituições públicas e privadas que em seus próprios sites pregavam a ética como uma de suas bandeiras.

A sensação que fica para qualquer cidadão é a de que em qualquer lugar que se mexa, o lixo virá à tona, como se todas as empresas estivessem no mesmo saco. Não estão, ainda bem.

Em alguns comentários recentes, abordamos o tema do compliance, como uma área da empresa que cuida de seus princípios de moralidade e integridade.

É importante enfatizar que não é necessário que uma empresa tenha uma área de compliance para ser ética. Também é possível, como temos visto em diversos casos que vieram a público, uma empresa sem princípios éticos possuir em seu organograma uma área de compliance, que nesse caso funciona como um atestado de idoneidade emitido por falsários.

Então, para resumir o tema: o compliance é um setor da empresa que garante o cumprimento a tudo o que é determinado pela lei ou que tenha sido estabelecido pela empresa como seus propósitos de integridade junto aos próprios empregados, aos fornecedores e clientes e à população em geral. É, portanto, uma declaração escrita de princípios a serem seguidas.

A ética é o que leva a direção de uma empresa a constituir formalmente uma área de compliance e a assegurar que ela irá funcionar sem desvios. Juntos, a ética e o compliance formam o caráter de uma empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: