2017-07-03

O que é compliance? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/07/2017, sobre o que é compliance.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que é compliance?

compliance

O termo inglês "compliance" tem aparecido com cada vez mais frequência em textos corporativos. Então, aqui vão algumas informações sobre ele.

Empresas sempre tiveram um setor de auditoria, cuja finalidade é investigar se os dados contabilizados não apresentam discrepâncias. O setor de compliance também faz isso, mas vai muito além disso: ele engloba questões éticas, ambientais e de responsabilidade social.

Compliance significa o devido e irrestrito cumprimento das obrigações legais e morais, algo que o Brasil inteiro deseja ardentemente que seja feito por todas as empresas e, principalmente, por aquelas que afirmam ter integridade e transparência. Mas, como temos visto quase diariamente, não praticam o que pregam.

O compliance é um programa específico de ações. A direção da empresa define tudo o que vai ser feito, não apenas no tocante ao negócio em si, mas também nas relações com a comunidade e nos projetos para gerar medidas de caráter sustentável para futuras gerações. Estabelecido esse plano, uma equipe se encarregará de acompanhar diariamente se tudo o que foi prometido está mesmo sendo executado.

O compliance é, portanto, a cartilha de intenções das empresas modernas. Como consumidores e cidadãos, devemos nos interessar pelas empresas que se interessam por tudo o que nos afeta, além dos produtos ou serviços que adquirimos delas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: