2017-07-31

No mercado de trabalho, é preciso ter capacidade de adaptação - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/07/2017, sobre mudanças no ambiente de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

No mercado de trabalho, é preciso ter capacidade de adaptação

pressão no ambiente de trabalho

Uma ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho mudou de presidente. Saiu um que considerávamos um modelo de relações pessoais e entrou outro que só pensa em metas, objetivos e cobranças. O resultado é que estamos perdendo o ótimo ambiente que tínhamos e passamos a trabalhar com medo, coisa que nunca tivemos. Existe uma maneira de conviver com essa situação, sem cair em depressão?"

Permita-me ampliar um pouco o que você escreveu. A situação anterior não era maravilhosa, apenas você e seus colegas foram se acostumando a ela, através dos anos. Quando todos estão adaptados a uma determinada rotina, o ambiente de trabalho fica previsível e aceitável. Agora, com a chegada do novo presidente, a rotina mudou. E assim como ocorreu na gestão anterior, haverá um período de adaptação às novas regras.

O medo a que você se referiu é inerente ao ser humano. A história mostra que mudanças raramente são bem-vindas quando todos estão bem habituados a uma determinada situação. Portanto o contrário também seria verdadeiro. Se você e seus colegas estivessem há anos em um ambiente de metas e cobranças, também estranhariam se esse sistema fosse abruptamente mudado.

Como a nova sistemática já foi implantada e não está mais em discussão, daqui em diante irão se sair melhor aqueles que se adaptarem mais rapidamente a ela ou aqueles que tenham menos medo dela.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: