2017-07-27

Na hora de aceitar uma vaga, é preciso ponderar todas as variáveis - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/07/2017, com uma ouvinte que pediu um dia para pensar ao final de uma entrevista e depois descobriu que a vaga já tinha sido preenchida.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Na hora de aceitar uma vaga, é preciso ponderar todas as variáveis

avaliação entrevista emprego

Uma ouvinte escreve: "Participei de um processo para uma vaga interessante. Mas, ao final da entrevista, pedi um dia para pensar. O entrevistador concordou, mas quando liguei no dia seguinte, a vaga já havia sido preenchida. Apesar de parecer que cometi um erro, estou em dúvida se cometi mesmo."

Não, você não cometeu. Mas tudo depende de como você solicitou esse dia para pensar. Se você disse algo como "Posso dar a resposta amanhã?", sem especificar por que você precisava desse tempo, isso pode ter dado a impressão de que você tinha outro emprego em vista ou de que não estava segura de que a vaga oferecida era o que você estava procurando.

Você teria deixado o entrevistador bem mais confortável se tivesse dito algo assim: "Gostei muito da empresa e da função, mas com as informações que recebi agora, vou precisar alterar alguns compromissos que já tenho para poder garantir que não vou ter nenhum problema de horário. Seria possível me conceder um dia para eu ver se consigo ajeitar tudo?" Se o entrevistador responder que sim, isso praticamente significa que você foi aceita.

Mas repito: você agiu certo. Muita gente aceita uma vaga correndo e depois descobre que não dá para chegar em tempo na faculdade, por exemplo. Por isso, mesmo correndo o risco de perder a vaga, é melhor ponderar tudo com antecedência, tanto em seu benefício quanto no da empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: