2017-07-19

Existe algum período do dia mais indicado para pedir demissão? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/07/2017, sobre qual é a melhor hora de um empregado comunicar seu pedido de demissão ao chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Existe algum período do dia mais indicado para pedir demissão?

pedindo demissão

Um ouvinte escreve: "Consegui um emprego e vou pedir demissão da empresa na qual trabalho faz quatro anos. Como nunca pedi demissão na vida, pergunto se existe algum momento do dia ou da semana que seja o mais indicado para eu comunicar a minha saída a meu superior?"

Sim, existe. Não do seu ponto de vista, mas do de seu superior, o melhor momento é o primeiro instante do dia, qualquer dia. Isso dará a ele tempo para encaminhar a situação de imediato, acionando a área de recursos humanos para cuidar de sua substituição e tomando outras providências internas com relação à sua saída. Assim, no mesmo dia em que você comunicar que vai embora, a empresa já terá tomado medidas necessárias para ficar sem você.

A exceção a essa regra é a do humor. Existem chefes que chegam ao trabalho de manhã como se tivessem tido um pesadelo que durou a noite inteira. Se o seu chefe for assim, espere até que o humor dele entre nos eixos, mas não passe das dez da manhã para apresentar a sua demissão. Caso contrário, você é que ficará mais nervoso a cada minuto.

Última dica: você não precisa dar explicações detalhadas a respeito do motivo da sua saída. Apenas a comunique e espere que perguntas lhe sejam feitas. Tenha também em mente que você não é obrigado a dizer para onde vai e nem quanto vai ganhar. Se essas perguntas surgirem, não se acanhe em dizer que você prefere não comentar. O chefe pode não gostar, mas você tem o direito de ficar calado e deve usá-lo, caso julgue conveniente.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: