2017-09-18

Muitas vezes, as empresas usam estagiários para reduzir custos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/09/2017, com uma ouvinte que teve o período de estágio estendido por mais um ano e não sabe o que pensar dessa oferta.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Muitas vezes, as empresas usam estagiários para reduzir custos

estagiários

Uma ouvinte escreve: "Consegui um estágio em uma empresa de médio porte. Ao final de um ano, eu esperava ser efetivada, mas o que a empresa me ofereceu foi a extensão do meu estágio por mais um ano. O que devo entender dessa oferta?"

Bom, pelo lado estritamente profissional, você poderia entender que ainda não demonstrou tudo o que precisava ter demonstrado para ser efetivada.

Se você acredita que teve oportunidades para mostrar um bom trabalho e que mostrou, sugiro uma conversa franca com o chefe do setor, para que ele lhe diga o que você precisa apresentar no segundo ano de estágio que não apresentou no primeiro, para enfim merecer a efetivação.

Já o lado, digamos, menos profissional de sua situação, seria se a empresa contratasse estagiários para fazer o trabalho de funcionários efetivos, economizando algum dinheiro nesse processo, já que efetivos custam bem mais para a empresa do que estagiários.

Você mesma pode avaliar se isso é verdade, olhando para o resto da empresa. Quantos estagiários tiveram recentemente o período de estágio prolongado? E quantos deles, ao final do segundo ano, foram de fato efetivados?

Se o seu caso for único e você acredita que poderá desenvolver uma carreira na empresa, aceite o prolongamento. Se ficar em dúvida ou se surgirem indícios de que você está sendo usada apenas para reduzir custos, parta para um estágio em outra empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin