2017-09-29

Cuidado ao dar sugestões no ambiente de trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/09/2017, sobre como dar sugestões ao chefe, mesmo que ele não goste de receber sugestões.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Cuidado ao dar sugestões no ambiente de trabalho

conversando com o chefe

Um ouvinte escreve: "Gosto de dar sugestões sobre o meu trabalho, mas o meu chefe é meio avesso a receber sugestões. Ele acha que sabe tudo. Como posso falar o que penso, sem que ele se ofenda?"

Tudo é uma questão do modo como você fala. É verdade que existem chefes que se julgam acima do resto da humanidade. Mas na maioria dos casos, isso é só uma fachada. Nenhum chefe com mais de dois neurônios rejeitaria uma sugestão que poderia ser benéfica a ele próprio.

Posso então lhe sugerir que você apresente as suas sugestões de maneira a que o chefe fique com a palavra final. Por exemplo, oferecendo sempre duas opções para a solução de um problema, sendo que uma é apenas para que a outra pareça mais óbvia do que já é. Aí, o seu chefe lhe diria o que fazer, em vez de você ter dito a ele o que achava que deveria ser feito.

Outra maneira que funciona bem é pedir para o chefe pensar se uma determinada alternativa não poderia ser usada, no lugar de uma que já se tornou rotina.

Ao dizer isso de maneira a que o chefe é que acabaria tendo a ideia que você teve, ele perceberá que está diante de alguém capaz de pensar e de ser suficientemente esperto para não dizer ao chefe como ele deveria chefiar.

O nome disso é inteligência política. Mas há quem prefira chamar de puxa-saquismo. Mas há uma diferença: o puxa-saco é vazio, já a inteligência política é a habilidade para influenciar uma decisão sem tentar impor o ponto de vista.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: