2018-12-14

Como discernir o momento de emitir opinião ou de respeitar a hierarquia na empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/12/2018, com um ouvinte que foi advertido pelo seu chefe sobre a maneira como ele se manifesta.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como discernir o momento de emitir opinião ou de respeitar a hierarquia na empresa

emitir opinião em reunião de trabalho

Escreve um ouvinte: "Sempre tive opiniões fortes e defendo meus pontos de vista quando necessário. Se for preciso falar alto, eu falo. Meu gestor me avisou que esse meu procedimento é incompatível com o ambiente que a empresa deseja ter. E eu pergunto se as empresas querem ter quem brigue pelo que acha certo, ou quem baixe a cabeça e aceite ordens com as quais não concorda?"

Bom, pensando no futuro da sua carreira, que eu espero seja longa e admirável, posso lhe assegurar que as empresas querem as duas coisas.

Por um lado, quem entenda e aceite que certas determinações superiores devem ser cumpridas, sempre que não sejam atentatórias à moral, à legislação e aos direitos humanos. A isso se dá o nome de respeito à hierarquia, cujo reverso é a baderna.

E por outro lado, as empresas querem quem as defenda perante o mundo, com opiniões fortes e falando alto, se for preciso.

Os empregados que sabem entender o momento de optar por uma atitude ou pela outra, são os que chegam a cargos de direção.

Se o seu gestor convocou você para uma conversa de advertência, é provável que você esteja defendendo pontos de vista que não são, necessariamente, os da empresa. Ou que extrapolam os limites da função que você ocupa e para a qual está sendo pago.

Seu gestor não está lhe proibindo de emitir opiniões, pelo contrário. Ele só está sugerindo que você avalie melhor se a situação e o momento requerem a veemência com que você se manifesta.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: