2018-12-10

'Reunião é um palco onde todos são vistos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/12/2018, sobre reuniões em empresas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Reunião é um palco onde todos são vistos'

reunião de trabalho

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de grande porte que adora reuniões. Temos duas ou três por semana. Eu sempre fui calado e somente emito uma opinião quando sou perguntado."

Certo. Vou parar a leitura por aqui, porque já temos matéria-prima para conversarmos.

Primeiro, gostar ou não de reuniões é irrelevante. Todos os participantes estão sendo observados, e o comportamento de cada um poderá apressar ou atrasar possíveis melhorias salariais ou de função.

E toda reunião tem vários tipos bem identificáveis. O mais visível, e mais audível, é o que sabe tudo, opina sobre tudo e interrompe os outros.

No centro, estão aqueles que fazem a reunião funcionar: falam quando têm o que dizer, apresentam opiniões com base em fatos e elogiam ideias e sugestões de outros participantes.

E na outra ponta está o calado, que não se manifesta, ou porque é tímido, ou porque acredita que a sua opinião não irá acrescentar nada à discussão.

Após ter participado de centenas de reuniões em minha carreira, posso lhe afirmar duas coisas. Primeira: a reunião é um palco onde todos são vistos. E segunda: cada empresa tem seus critérios para decidir sobre promoções.

Portanto, observe como agem em reuniões, os líderes de sua área de atuação na empresa, e aja como eles. Se eles são mais calados do que faladores, você está no caminho certo. Mas se em sua área há mais líderes barulhentos do que quietos, você precisa se abrir mais às reuniões.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: