2018-12-05

Estou em função mais baixa, como retomar padrão salarial antigo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/12/2018, com um ouvinte que foi demitido por causa da crise, entrou num emprego ganhando bem menos, e agora quer saber como conseguir retornar ao padrão salarial antigo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Estou em função mais baixa, como retomar padrão salarial antigo?

empregado mostrando valor

Escreve um ouvinte: "Há três anos, perdi um bom emprego que eu tinha, quando a empresa em que eu trabalhava foi uma das primeiras a serem afetadas pela crise. Depois de passar quatro meses desempregado e com contas atrasadas, consegui me recolocar em outra empresa, mas por um salário muito inferior ao que eu ganhava, pouco mais da metade.

O tempo passou e eu continuo aqui, na mesma função e sem ter tido nenhum aumento significativo. Se eu começar a procurar outro emprego, existe ainda a possibilidade de eu voltar a ter o nível salarial que eu tinha há quatro anos?"


Sim, existiria, mas somente em um mercado aquecido, com mais vagas do que candidatos. Só que esse não parece ser um cenário que iremos ver tão cedo.

Neste momento, se você procurar outro emprego, sinto lhe dizer que, depois de três anos na mesma função, um empregado passa a valer o que ganha.

Mas você deve, sem dúvida, buscar novas opções. Porque depois de três anos lhe pagando pouco, a sua empresa atual já está convencida de que você não irá sair, porque não tem para onde ir.

O valor de uma função é determinado pelo mercado. E cabe ao empregado mostrar que ele vale mais do que a função, para ser promovido ou reajustado.

Parece ser claramente o seu caso. E se a sua empresa atual não está vendo isso, você deve procurar uma que veja, mesmo que o seu salário inicial não seja o que você, um dia, teve. Mas poderá voltar a ser na empresa certa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: