2018-12-18

A estratégia para mudar a cultura de gestão de uma empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/12/2018, com uma ouvinte que não está enfrentando problemas para mudar a cultura de gestão de sua nova empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

A estratégia para mudar a cultura de gestão de uma empresa

cultura de gestão empresarial

Uma ouvinte escreve: "Fui contratada há 4 meses por uma empresa familiar do ramo químico, que decidiu implantar uma gestão profissional. Sou gerente de setor e meus subordinados são todos técnicos, com boa formação acadêmica, e conhecimento prático e específico de suas atribuições.

Fui trazida para fazer tudo o que a empresa nunca tinha feito, como manuais de gestão, avaliações individuais de desempenho e programas de produtividade. São trabalhos que eu já havia feito anteriormente em grandes companhias, e imaginei que os profissionais da empresa atual iriam apreciar a possibilidade de se atualizar, com as melhores práticas do mercado. Imaginei errado.

A reação ao que peço ou determino é de desculpas, do tipo 'agora não dá', 'isso não vai funcionar' ou 'essas coisas são para multinacionais'. Sinto-me meio perdida, porque meu diretor também é novo de empresa e não quer se indispor com ninguém. O que faço?"


Faça como o seu diretor: firme o pé no chão antes de começar a voar. Quatro meses é pouco tempo para mudar radicalmente uma cultura já arraigada.

A minha sugestão é que você converse com o seu diretor e, com a concordância dele, passe a implantar um programa por vez, e não todos ao mesmo tempo, como provavelmente você tentou fazer. Quando o primeiro for bem assimilado, entra o segundo e assim por diante.

Os seus subordinados não estão contra você. Eles só precisam ser convencidos de que você está a favor deles.

Max Gehringer, para a CBN.


Nenhum comentário: