2018-12-19

O medo irracional é um dos fatores mais prejudiciais à carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/12/2018, com uma ouvinte que está angustiada por ter recebido uma proposta de outra empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O medo irracional é um dos fatores mais prejudiciais à carreira

medo de entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Com certa surpresa, fui contatada por uma agência de seleção, para uma possível mudança de emprego. A proposta não é nada do outro mundo, mas representaria um avanço salarial em relação ao meu emprego atual. Eu conheço a empresa interessada e ela tem boa reputação no mercado. O próximo passo seria uma entrevista pessoal e me sinto angustiada. Fiquei de pensar, e quanto mais penso, mais medo eu sinto. E se eu aceitar e der tudo errado? Não sei o que fazer."

Bom, primeiro, respire fundo. Existem muitos fatores que prejudicam carreiras, e o medo é um dos piores, por ser algo que está na cabeça do profissional, e não em alguma exigência do mercado.

Sentir medo é normal na espécie humana. É por causa dele que conseguimos sobreviver até hoje, apesar da concorrência de espécies maiores, mais fortes e mais velozes do que a nossa. Esse é o medo positivo.

Já o medo irracional não tem um fundamento identificável e está ligado a insegurança. Você se sente protegida e estável em sua empresa atual, mas nenhuma dessas duas coisas é definitiva. E ao dizer isso, espero não ter acrescentado um medo novo ao que você já está sentindo.

Eu sugiro que você vá fazer a entrevista. Se perceber que o ambiente é bom e que haverá espaço para você progredir na carreira, considere que há uma coisa ainda pior que o medo, que é o arrependimento que um dia virá, por ter desistido sem tentar.

Portanto use o medo para ponderar sobre a situação, e não para se esconder dela.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: