2018-12-21

Minha cidade só possui uma empresa grande e aqui ou obedecemos ou ficamos sem emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/12/2018, com um ouvinte que mora numa pequena cidade com apenas um grande empregador.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Minha cidade só possui uma empresa grande e aqui ou obedecemos ou ficamos sem emprego

concorrência emprego

Escreve um ouvinte: "Sou de uma cidade do interior em que só existe um empregador de porte. Na verdade, a cidade existe em função da empresa, porque o comércio e outros pequenos negócios atendem aos funcionários dela. Quando ouço seus comentários, me sinto como se estivesse em outro mundo. Aqui, ou obedecemos ou ficamos sem emprego. Mas é bom saber que existe um universo profissional mais acolhedor do que o nosso e, quem sabe, um dia, vou poder fazer parte dele."

Bom, poder, você pode. É só arriscar uma mudança para uma cidade com mais opções de emprego.

Por outro lado, a situação que você descreve não é uma exceção, e nem é restrita a cidades distantes dos grandes centros. 9 de cada 10 empregados brasileiros trabalham em empresas pequenas ou médias.

As grandes empresas empregam só 10% da força de trabalho, mas pelo tamanho e pela visibilidade, são elas que adotam normas e procedimentos que irão servir de referência para o mercado. E são elas que aparecem na mídia e nas redes sociais, quando fazem algo certo ou algo errado, ou mesmo quando não fazem nada.

Entendo que a sua empresa seja como é, porque a localização permite. Mas você tem opções, caso esteja disposto a competir numa metrópole, onde existe uma concorrência voraz.

Mas é preciso pensar bem. Muita gente do interior fez essa mudança. E boa parte descobriu que, para ter o que não tinha, perdeu muito do que tinha e não dava tanto valor.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: