2018-12-27

Saltos constantes de emprego tendem a reduzir a progressão da carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/12/2018, com um ouvinte que está procurando a sua empresa ideal.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Saltos constantes de emprego tendem a reduzir a progressão da carreira

pulando de emprego

Um ouvinte escreve: "Procuro dar o máximo de mim no trabalho e fazer sempre o melhor, mas ainda não consegui encontrar uma empresa que me proporcione o retorno adequado às minhas aspirações. Em 7 anos, tive 4 empregos, e já estou em dúvida se vou conseguir encontrar um, que possa me dar a contrapartida ao que posso oferecer."

Muito bem. Após esse introito, o ouvinte lista as empresas pelas quais passou e as funções que teve. E que, sem dúvida, foram boas plataformas de lançamento para uma carreira bem-sucedida.

Eu poderia fazer uma lista de 20 fatores que atendem às expectativas de funcionários recém-contratados. Mas vou me limitar aos 5 fatores principais, que são:

- pacote de remuneração adequado;
- ambiente de trabalho respeitoso;
- reconhecimento instantâneo de mérito;
- delegação e confiança da chefia para criar, ou modificar, procedimentos; e
- oportunidades de progressão em curto prazo.

Há empresas, e não são poucas, que oferecem cada uma dessas possibilidades. Mas nunca conheci nenhuma que oferecesse todas elas ao mesmo tempo, já em funções iniciais.

Boas empresas operam em uma escala crescente de avaliação. É preciso superar uma etapa para ser alçado à seguinte. E esse ritmo é ditado pela empresa, e não imposto a ela.

Por isso, ao contrário do que diz a física, saltos constantes de empregos tendem a reduzir a progressão da carreira, em vez de acelerá-la.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: