2018-12-04

A falta de continuidade na função pode prejudicar a contratação - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/12/2018, com um ouvinte que mudou bastante de área e quer mudar ainda mais.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

A falta de continuidade na função pode prejudicar a contratação

profissional multidisciplinar

Um ouvinte escreve: "Tenho 7 anos de carreira e passei por áreas diferentes em várias empresas. Não consegui me estabilizar, nem em uma empresa, e nem em um setor específico, embora eu nunca tenha sido demitido. Quando faço entrevistas, sinto que os recrutadores não gostam de ouvir que um candidato não tem preferência por um setor, e acabam contratando quem começou em uma direção e nunca saiu dela.

Tem muita coisa que eu ainda não fiz, mas gostaria de tentar. Só que não vejo abertura das empresas para proporcionar esse tipo de oportunidade."


Bom, a sua avaliação está corretíssima. Ao preencher uma vaga, a empresa prefere contratar o candidato que tem uma história de continuidade na função e os cursos compatíveis a ela.

Eu conheço gente que mudou de área, até radicalmente, mas dentro da própria empresa. Já para ser contratado por outra empresa, para uma função que nunca executou, é preciso que essa função não requeira especialização prévia ou cursos específicos.

Para quem, como você, já fez muita coisa e tem vontade de fazer muitas outras, o mercado de trabalho vai ficando cada vez mais estreito, em vez de se alargar.

Essa sua flutuação profissional é mais comum em empresários do que empregados. E por isso, sugiro que você considere ter seu próprio negócio.

Nele, você poderá aplicar as aptidões adquiridas e testar outras novas, sem ter que se explicar para recrutadores, que estão apenas buscando o empregado convencional.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: