2018-12-27

Minha empresa vive de uma crítica atrás da outra aos funcionários - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/12/2018, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa que só faz críticas aos funcionários.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Minha empresa vive de uma crítica atrás da outra aos funcionários

críticas no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa que passou sem traumas pela crise, aumentando, a cada ano, o faturamento e o lucro. Mas nós somos tratados como se estivéssemos no fundo do poço, como se tudo o que fazemos não está bom. É uma crítica atrás da outra, sem trégua e sem piedade. E não é só o meu gestor, são todos eles. Nem me lembro da última vez em que ouvi um elogio. Isso não vai contra tudo o que se fala sobre gestão de pessoas?"

Certamente vai, mas vamos ponderar. Existem duas coisas que são nocivas em empresas. Uma é o excesso de críticas. E a outra é a ausência de críticas. O excesso aumenta a pressão e reduz a motivação, enquanto a ausência causa acomodação e falta de interesse em melhorar.

Porém, entre dois malefícios, nunca ser criticado ainda é pior do que ser criticado constantemente. É claro que o ideal seria o meio-termo, mas o que você está passando irá fazer muito bem para a sua carreira.

Quem trabalha por dois ou três anos em um ambiente como o seu, não terá medo de mais nada quando for contratado por outra empresa. Já quem trabalha em uma empresa em que tudo caminha por inércia, ficará paranoico quando tiver que enfrentar gestores mais exigentes.

Por isso, enquanto estiver aí, considere que você está passando por uma escola, que ensina, na prática, tudo o que as faculdades não têm como ensinar na teoria. E procure tentar ouvir as críticas pelo que elas pretendem ser: incentivos, e não depreciações.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: