2018-12-27

Fui promovido, mas nunca assumi uma função de liderança e estou preocupado com as responsabilidades - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/12/2018, com um ouvinte que foi promovido pela primeira vez a um cargo de liderança.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Fui promovido, mas nunca assumi uma função de liderança e estou preocupado com as responsabilidades

cargo de liderança

Um ouvinte escreve: "Dentro de um mês, vou assumir a coordenação de um setor em minha empresa. Estou feliz com a promoção, mas comecei a pensar melhor nas responsabilidades que vou ter e estou preocupado. Nunca ocupei uma função de liderança e não sei como se começa em uma."

Muito bem. Primeiro, parabéns e continue feliz. Quem decidiu promover você, certamente viu boas razões para isso. Agora vamos aos detalhes.

O seu conhecimento técnico da função não será nenhum problema, e certamente teve influência quando você foi escolhido para coordenar o setor.

O desafio que você vai ter será o de liderar pessoas. Mesmo que os seus futuros subordinados sejam seus atuais colegas de trabalho, e mesmo que você sempre tenha se dado bem com eles, a relação entre vocês irá mudar. Esse é o principal teste para quem é promovido pela primeira vez: o de saber como exercer a autoridade que o cargo confere.

Um ou outro colega irá continuar a tratá-lo como colega, e não como chefe. E você precisará, inicialmente com diplomacia, fazê-los entender que precisará tomar algumas decisões que não serão do seu agrado, mas que você passou a ser pago para tomar.

Além disso, não deixe de consultar o seu chefe direto quando tiver alguma dúvida. Ele também passou pelo que você vai passar. E sabe que o primeiro mês é o mais importante para que o novo chefe não se sinta nem o rei da cocada, e nem alguém que caiu de para-quedas no cargo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: