2008-10-21

10 sugestões para auto-avaliar a sua carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/10/2008, com 10 sugestões para auto-avaliar a sua carreira.

Áudio original pode ser encontrado no site da CBN (link aqui).

/****************************************************************

Descuidos que podem atrapalhar uma carreira

Tema de hoje: descuidos que podem atrapalhar uma carreira.

As várias consultas vieram tanto de jovens que ainda nem começaram a trabalhar, como de profissionais que não estão vendo suas carreiras deslancharem como deveriam. Então preparei uma lista de 10 sugestões, para que cada um, independente da idade ou do tempo de experiência, possa se auto-avaliar.

1. Evitar fazer inimizades e criar confrontos. A dificuldade para se relacionar com superiores e colegas é, de longe, o maior empecilho para uma carreira bem sucedida.

2. Perguntar muito e sempre. Boa parte do que se aprende em uma empresa não está nos manuais, está na experiência de quem já sabe como a empresa funciona.

3. Nunca fazer afirmações sem ter certeza, porque sempre haverá alguém por perto, que entende do assunto.

4. Investir primeiro no óbvio, aprendendo a falar bem e a escrever bem. Um bom técnico que não consegue se comunicar, dificilmente passa dos estágios iniciais da carreira.

5. Estar sempre atualizado com a tecnologia, porque ela avança muito rapidamente. No mínimo, é preciso saber usar os aplicativos mais utilizados no mercado de trabalho.

6. Não mencionar à toa, e a toda hora, cursos, títulos e viagens. O conhecimento deve ser usado para contribuir e não para impressionar.

7. Fugir do preciosismo. Levantar com frequência questões sobre o detalhe do detalhe, é a maneira mais rápida de ganhar o indesejado rótulo de chato.

8. Ao fazer uma crítica, ter a sensibilidade para se colocar no lugar da outra pessoa. Sempre é possível encontrar uma maneira de dizer a verdade sem machucar ninguém.

9. Solicitar mais tarefas e mais responsabilidades. Reclamar nunca foi um bom combustível para a carreira.

10: Não acreditar em conspirações. A carreira empaca quando um profissional não consegue fazer com que os outros o vejam como ele mesmo se vê. Por isso, mudar de empresa não vai adiantar. É preciso mudar de tática.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: