2008-10-08

O teste da bicicleta

Como medir o grau de segurança da sua cidade? Relatórios de homicídios, roubos, arrombamentos? Talvez, mas se você quer algo mais simples, pode tentar o teste da bicicleta.

Mas o que é isso? Bem, o teste consiste em saber quanto tempo uma bicicleta sem correntes ou cadeados, permanece no mesmo lugar, sem que alguém a leve. Ou seja, quanto tempo demora para a bicicleta ser roubada, em uma rua qualquer da cidade.

Usando câmeras escondidas e bicicletas baratas como isca, um publicitário argentino começou a realizar essa experiência em vários bairros de Buenos Aires. Segundo a teoria de Mariano Pasik, quanto mais segura a vizinhança, maior será o tempo que levará para a bicicleta ser levada.

Pasik edita os vídeos, acelerando-os e inserindo um fundo musical, além de borrar a imagem dos rostos das pessoas. Em seguida, ele coloca os vídeos no youtube e no site La Prueba de la Bicicleta.

Em alguns casos, a bicicleta não dura muito, como no vídeo abaixo, feito nas ruas de Malabia e Camargo:



Diz Pasik: "O que você vê nos vídeos é que eles não são ladrões profissionais, eles não são pessoas que sairam de casa para roubar. Eles são pessoas que encontraram uma tentação e decidiram cometer um crime, eles se tornaram ladrões no momento em que roubaram as bicicletas."

E Pasik prossegue, ilustrando exatamente o que se vê no vídeo acima: "Você vê a pessoa pensando e pensando e pensando, indo e vindo. As vezes elas falam ao telefone. Elas vão e depois voltam. É mais um dilema pessoal entre o bem e o mal, do que a bicicleta propriamente dita."

Ainda: "A fantasia popular é que a bicicleta irá ser roubada em segundos, e não é bem isso o que acontece."

Por exemplo, no vídeo abaixo, se passa uma hora e ninguém rouba a bicicleta. Quando isso acontece, é dito que aquela vizinhança "passou no teste", ou que a prova foi superada.



Pasik espera que outras pessoas se unam ao seu projeto do teste da bicicleta, criando um índice global da (in)segurança. A esperança é que ele se torne um medidor informal, como o índice Big Mac, que compara o preço de um Big Mac do McDonalds em diversos países, dando uma idéia do poder de compra das pessoas, em diferentes lugares.



(Ignacio Jardon e Andrea Krujoski gravam um vídeo para o projeto do teste da bicicleta, num parque em Buenos Aires, em outubro de 2008.)

Com informações da Reuters (em inglês).

E não esqueça de dar uma passada no site, La Prueba de la Bicicleta (O teste da bicicleta), "uma maneira simples de saber onde se pode viver mais tranquilo".

11 comentários:

Anônimo disse...

Atrasada, eu sei!

mas, ainda assim, passei pra dizer que vi seu comentário lá no Agridoce, sobre a amizade, e vim dizer que é recíproco.

sou sua amiga do meu jeito ou do tradicional.


beijo, beijo, beijo. :)

Anônimo disse...

Não consegui ver o primeiro vídeo, mas vi esse segundo, e que puxa, né... eu num teria as manhas de deixar uma bike assim... largada...

Mas faço coisas bem mais idiotas como largar a bolsa em qquer lugar! hahahahahahahahahaha!

Críssia Paiva disse...

Interessante o método que as pessoas vão criando para medir o grau de "civilidade e idoneidade" da sociedade. O q me preocupa é q muitas vezes nos deparamos com pessoas que usurpam ou "entram em crise de consciência, permitindo-se tentar" mesmo não precisando daquilo, apenas pelo prazer de ter.... mesmo que sem necessidade. A famosa frase: a oportunidade faz o ladrão. E isso me assusta e muito!

Sardinha Mestre disse...

Como disse a corydora ou msm como vc citou no post a pessoa não sai de casa para roubar a bicicleta mas ver um objeto de valor ali jogado causa conflitos na pessoa, o primeiro video é bem auto-explicativo quanto a isso pois o "ladrão" passa diversas vezes e olha diversas vezes antes de roubar a bicicleta.

guidocavalcanti disse...

É um índice completamente absurdo. Não revela em nada o perigo da cidade, mas sim um mero acaso e coincidência nada científico, por várias razões:

1- Há cidades que são absolutamente segura em diversos tipos de crimes, como homicídio e latrocínio, mas tem índices altíssimos de roubos de bicicles, como P.ex., Estocolmo na suécia ou Amsterdã na Holanda. Simplesmente porque lá todos gostam de andar de bicicleta (talvez até mais que carros) então lá bicicleta é item dos mais visados. É seguro deixar seu carro aberto, mas é arriscado deixar sua bicicleta solta.

2- o acaso de estar passando naquele momento pelo local um ladrão profissional retira toda eficácia do índice. Ou seja: pode ser uma cidade segura, mas naquele momento aconteceu o azar de estar passando juntamente um ladrão profissional.

O índice é tão ridículo que nem vou escrever mais...

Anônimo disse...

cara,tive que rir sozinho aqui! eu fazia algo bem parecido com minha velha caloi 70,nos colocavamos ela encostada em um muro da vizinhança de bobeira (detalhe:o quadro estava quebrado, nos emendavamos com fita e alguns pauzinhos)quando o sujeito ia roubar a bicicleta ele pulava em cima correndo e acabava se esparramando pelo chão, nossa boas risadas a gente dava..mas isso é coisa de 20 anos atraz....

Perdido disse...

hauahuahauhauahuahua, vou tentar fazer o teste igual a idéia do comentário acima XD

Andarilho disse...

@perdido, se fizer, não esquece de gravar e depois colocar no youtube, hein

Anônimo disse...

-aqui na cidade (canoas RS)roubaram ate uma bicicleta do policial que faz ronda com ela.
-chegou a ponto de o policial não ir mais trabalhar de tanta pegação dos outros colegas dele.

Andarilho disse...

huahuahua, coitado do policial.

Fernando disse...

Andreita cómo estás? no contastaste mis dos correos todavía, qué mala onda jaja.

Realmente has perdido parte de la belleza elusiva que alguna vez te hizo ver tan rubia como el oro, tan preciosa como una prometida maternal y tan exuberante como un espigado cuerpo de turgentes atributos. El tiempo se venga rencorosament, mas el amor se justifica por los recuerdos.

Decime loco si querés... los genios siempre padecen de locura; modestia aparte.

Saludos y éxitos!