2008-10-15

Um caso que quem ainda não viveu, um dia viverá - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/10/2008, sobre o que uma trabalhadora que se sente incomodada com um colega enrolador deve fazer.

O áudio original se encontra no site da CBN (neste link).

/**************************************************

Um caso que quem ainda não viveu, um dia viverá

Uma consulta referente a um caso que quem ainda não viveu, um dia viverá. Diz uma ouvinte: "Tenho um colega de trabalho que abusa da confiança dos patrões. Ele passa horas mandando e recebendo mensagens em sites de relacionamento. Todos nós sabemos que isso é proibido, mas nosso chefe direto não vê o que está acontecendo, ou faz de conta que não vê. O que eu devo fazer? Conversar com o funcionário e deixá-lo irritado com minha intromissão? Conversar com chefe, mesmo sabendo que ele talvez me dirá que eu estou exagerando? Ou denunciar o funcionário a esferas mais altas?"


Vamos lá. Só existe um tipo de reclamação que realmente funciona: é a de todos contra um. Se os colegas se unirem e forem em bando falar com o chefe, ele se verá obrigado a conversar com o funcionário. Parece uma solução simples, mas geralmente não costuma ser, porque é difícil conseguir a adesão dos colegas. Um fica receoso, o outro diz que o problema é da empresa e por aí vai.

Se isso ocorrer, nossa ouvinte não deve tomar a iniciativa de reclamar sozinha, porque num confronto direto com o colega, ele provavelmente negará tudo, e ainda fará alguma acusação inesperada à nossa ouvinte. Aí, a encrenca está formada, e no fim, tanto pode sobrar para o funcionário enrolador, quanto para a ouvinte bem intencionada. Ou, o que não é raro, para os dois.

Vale lembrar que empregados não são contratados para dedurar colegas. É para isso que as empresas têm chefias. Se a chefia não cumpre o seu papel, não cabe ao empregado assumir uma responsabilidade que não é sua. Portanto, a única saída viável é a formação do grupo. E isso é feito com um passo por vez.

Se nossa ouvinte conseguir pelo menos um aliado, os dois juntos conseguirão um terceiro, e assim por diante. Começar com uma reunião geral de colegas não irá resultar em nada. Quem participa de assembléias de condomínio sabe que é mais fácil ir convencendo um a um, do que tentar convencer a todos ao mesmo tempo.

Max Gehringer, para CBN.

/**************************************************

Pessoalmente, às vezes eu passo alguns dias sem fazer nada, só blogando. Meu deus, eu sou um funcionário enrolador também! Se bem que não tem regra sobre não postar em blogs, hauhuhuhuh.

Espero que essa ouvinte não seja minha colega...

Nenhum comentário: