2008-10-06

As bolsas sobem no boato e caem no fato - by Mauro Halfeld

E hoje, pros preocupados de plantão, com o seu dinheiro, a transcrição dos comentários do economista Mauro Halfeld (site oficial aqui) para a rádio CBN, do dia 06/10/2008, sobre a crise financeira mundial, como isso deve afetar a economia de todos nós e o que fazer com seus investimentos num momento como este.

Áudio original disponível no site da CBN, neste link.

Bolsas sobem com boatos e caem com os fatos

Exaustos! Assim estão os investidores que acompanham de perto a crise financeira mundial. O congresso americano aprovou o pacote de ajuda e as bolsas voltaram a cair. Existe um ditado no mercado que diz que 'as bolsas sobem no boato e caem no fato'. No meio da crise, basta um pequeno momento de euforia para que vendedores descarreguem as suas ações. A tendência é nitidamente de baixa.


E a crise chegou de vez na Europa. Lá pode ser até pior. Há disputas nacionalistas envolvidas. O governo da Irlanda, da Alemanha e da Grécia anunciaram que vão garantir todos os depósitos. Será que eles realmente têm bala pra fazer isso? Ou é apenas um discurso populista e desesperado? Países mais conservadores ainda não se moveram. Terão reuniões longas e talvez pouco produtivas. O futuro do euro está em jogo.

Hoje a ficha já caiu para todos os participantes do mercado financeiro aqui no Brasil. Na economia real, o contágio vai ser feito aos poucos. Menos crédito, juros mais altos, inflação turbinada pela alta do dólar, menos exportações, menos emprego. Uma completa mudança no ciclo virtuoso que nós vivíamos. Será uma freada e tanto. Infelizmente.

Na prática do cidadão comum, o que fazer agora?

Primeiro: Correr pra comprar imóveis? Olha, eu não concordo. Eles já subiram bastante e num momento de grave crise não haverá liquidez. A estratégia só vale pra quem estiver fugindo do aluguel ou pra quem vai ficar com o imóvel por muitos anos.

Segundo: Vender todas as ações? Não concordo, elas já cairam bastante e ficar de fora da bolsa na hora de uma retomada vai ser muito doloroso. Só deve vender quem estiver sem dormir ou então tiver dívidas pra pagar. Quem tem só uma pequena parte do seu patrimônio em ações deve segurar e ficar atento para o momento de virada.

Terceiro: Comprar dólar? Sim, pra quem tem compromissos no exterior e pra quem estiver preparado pra perder com essa perigosa especulação. Não para quem não pode colocar em risco uma pequena poupança.

Quarto: Aplicar em renda fixa? Sim, de preferência em CDBs de bancos de primeira linha e principalmente no Tesouro Direto, em papéis com até 2 anos de prazo. Esta é a aplicação mais segura do Brasil. Tem 100% de garantia do Tesouro Nacional. Mais detalhes sobre como e onde aplicar em Tesouro Direto, escreva pra cbndinheiro@cbn.com.br, que eu lhe envio um link.

Mauro Halfeld, para CBN.


Um comentário:

Anônimo disse...

O de cima sobe e o de baixo desce. Com a diferença que agora, é bem capaz de fuder pra todo mundo!!!