2008-10-02

Concurso público: primeira ou última opção de um jovem? - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer para a rádio CBN, desta vez do dia 02/10/2008, sobre o início de carreira numa empresa privada ou pública.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/*****************************************************************

Concurso público: primeira ou última opção de um jovem?

"Minha pergunta é bem simples", diz um ouvinte que vai direto ao ponto. "Um concurso público deveria ser a primeira opção de um jovem, ou a última?"

Em relação a uma carreira na iniciativa privada, o serviço público oferece uma série de atrativos. O mais óbvio é a estabilidade. Empresas privadas não podem dar garantia de emprego, mesmo para aqueles funcionários com desempenho acima da média.

O segundo atrativo é o salário. Na maioria dos concursos públicos, quem é aprovado já começa ganhando mais do que ganharia no primeiro emprego em uma empresa privada.

O terceiro atrativo é que a aprovação se dá através de um teste, que iguala todos os candidatos. Um concursando não precisa ficar respondendo a perguntas de recrutadores sobre seus pontos fortes e fracos, ou demonstrar que tem espírito de equipe ou que é um líder em potencial. Além disso, o teste também reduz a diferença acadêmica: quem estudou em uma escola de grife e tem um MBA, não leva uma enorme vantagem sobre um ótimo aluno de um curso sem renome.

Dito isso, qual é a vantagem de uma carreira na iniciativa privada? É a ascensão bem mais rápida para quem mostrar méritos individuais e estiver disposto a trabalhar sob muita pressão.

O resultado de tudo isso é que concursos públicos não são anunciados com alarde, porque não precisam ser: basta um simples edital em letras miúdas para atrair milhares de interessados.

Um último dado a ser considerado: apesar de muita gente reclamar que está difícil conseguir emprego, hoje em dia, estatisticamente falando, é mais fácil ser admitido por uma empresa do setor privado, do que ser aprovado em um concurso público.

Nenhum comentário: