2008-10-31

Como chefiar um desafeto - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/10/2008, com uma dica para um chefe novato lidar com um desafeto como subordinado, no novo cargo.

Áudio original pode ser encontrado no site da CBN (link aqui).

/***************************************************************

cabeças de jacaré
Como chefiar um desafeto

"Meu caro", escreve um ouvinte, "estou mais ou menos feliz. Trabalho há 4 anos em uma empresa, junto com mais 12 colegas. Sempre me dei bem com 11 deles, e não muito bem com 12º. Desde que ele foi contratado, um ano depois de mim, a antipatia foi mútua. Não sei explicar por que, mas ele não conversava comigo, nem eu com ele. Com o tempo, nós dois decidimos tocar nossas vidas e fazer de conta que o outro não existia. Paramos até de nos cumprimentar.

Agora, nosso chefe está mudando de emprego. E eu fui promovido. Vou assumir na semana que vem. Essa é a parte em que eu estou mais feliz, porque é o meu primeiro cargo de chefia. A parte menos feliz é que não sei o que fazer em relação ao meu colega. Você poderia me dar uma orientação?"


Sim.

Este será o seu primeiro grande teste como chefe. Para começar, considere o óbvio: seu colega deve estar muito mais preocupado do que você. Se a notícia de sua promoção já é de conhecimento geral, e imagino que seja, e seu colega não pediu demissão imediatamente, isso quer dizer uma de três coisas.

Ou seu colega pretende mostrar que você não serve para ser chefe dele, ou ele está conformado com a nova situação ou ele vai ficar só até conseguir outro emprego.

Em qualquer dos casos, você deve chamá-lo para uma conversa, para dizer que lamenta que o relacionamento entre vocês não tenha sido o ideal. E para deixar claro que você pretende dar a ele o mesmo tipo de tratamento que dará a todos os demais colegas. Ou seja, você vai pedir, cobrar e exigir. Sendo sempre ético e justo. Porque essa é a sua responsabilidade como chefe.

Aí, peça a colaboração dele para que tudo caminhe bem. Se ele afrontá-lo, dizendo por exemplo, que não concorda com a sua promoção, você deve tomar um fôlego e dizer calmamente, e sem vacilar, que ele está despedido. Se você não fizer isso, perderá a autoridade e o respeito dos 11 novos subordinados.

você está despedido
Mas tenha, previamente, a certeza de que você terá o amparo da empresa para tomar essa decisão. Se você despedir o colega e depois tiver que voltar atrás, você não durará muito como chefe.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

Ana P. disse...

Existe alguma dica do tipo "como ser chefiado por um desafeto"????

Não é o meu caso mais, mas é sempre bom ter essas dicas na mão.

[tipo, demitir o cara assim, na lata, simplesmente pq ele num gosta de você? Cáspita, não me dou mto bem com o mundo capetalista!]

Andarilho disse...

Vou te dar a dica: se o seu chefe é seu desafeto, não contrarie ele, enquanto vai procurando outro emprego, huhuhu.

CintiaYamane disse...

se eu fosse o cara da entrevista, iria aproveitar e fazer ele de gato e sapato, porque provalemente o cara ja deve ter feito alguma fofoquinha contra mim, falando mal de mim etc etc...

CintiaYamane disse...

ia fazer ele se vestir de mulher

Anônimo disse...

ola, gente estou passando por uma situação similar comecei a poucos dias em uma empresa onde fui contratada para supervisionar, mas o meu caso e ainda pior não tenho autonomia de demitir e nem contratar,mas tenho que dar conta de tudo.Infelizmente tem uma colega de trabalho que entrou poucos dias para cumprir ferias de um outro funcionário ela quer intrometer no meu trabalho,quer fazer as coisas do jeito dela,e infelizmente não sei ser rude com as pessoas.
Gostaria de saber como devo chegar para ela e dizer com firmeza sobre as politicas da empresa sem ser mau educada?.