2010-08-10

'Devo aproveitar meu tempo livre em cursos de aperfeiçoamento?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/08/2010, sobre tempo livre versus cursos de aperfeiçoamento.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo aproveitar meu tempo livre em cursos de aperfeiçoamento?'

tempo livre meditação
Escreve um ouvinte: "Tenho 37 anos e trabalho em uma boa empresa há 6 anos. Tenho horários de entrada e saída bem definidos, e isso me gera um tempo livre que eu aproveito para ter qualidade de vida: faço natação, academia de ginástica e curso de violão. Tem dias em que sinto uma sensação de felicidade e outros dias em que penso que poderia estar fazendo um curso de aperfeiçoamento, uma pós-graduação ou aprendendo um idioma. Em sua opinião, estou sendo inteligente ou vagabundo?"

Bom, em princípio você está sendo inteligente. Porém, a sua decisão presente tem muito a ver com o que você deseja para seu futuro profissional.

Seus colegas de empresa podem estar fazendo os cursos que você não está fazendo, e isso irá credenciar os seus colegas a dar mais passos na carreira, do que você poderia dar.

Eu disse uma vez que é possível ter uma carreira muito bem sucedida com um salário de dar inveja a qualquer um, e ter tempo suficiente para uma boa qualidade de vida. Mas que não é possível ter as duas coisas ao mesmo tempo. Investir na carreira significa abdicar, durante algum tempo, de certos confortos pessoais.

Você está entrando na reta final da fase de crescimento na carreira, que vai até os 45 anos. A partir dessa idade, os grandes saltos, aqueles em que alguém consegue um aumento de 30 ou 40% numa única tacada, começam a escassear.

Se você decidiu que a sua vida profissional pode permanecer do jeito que está, durante os próximos 15 anos, e que você não precisa de mais nada além do que você já tem, então você é feliz.

Mas se você gostaria de subir um pouco mais na hierarquia e ter um salário melhor, eu não diria que você esteja sendo vagabundo. Mas certamente você está misturando prioridades. É por isso que o seu estado de espírito varia de um dia para outro.

Considere também que as exigências do seu emprego atual podem mudar com o tempo. Daqui a cinco ou dez anos, você pode não ter um curso que será necessário para que você mantenha o tipo de emprego que tem atualmente. E aí, terá que aceitar um salário menor para continuar no mercado de trabalho.

Enquanto você não se decide pela felicidade pura e simples, eu sugiro que você divida o seu tempo livre entre o lazer e o estudo, ao menos por precaução.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Eu sou do tipo que procura o curso de aperfeiçoamento, depois vou para o lazer.