2010-08-11

Gestão empresarial: estou pronto em dois anos de curso? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/08/2010, sobre os cursos tecnológicos amplos de gestão empresarial.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Gestão empresarial: estou pronto em dois anos de curso?

gestão de pessoas
"Estou fazendo um curso tecnológico de gestão empresarial", escreve uma ouvinte. "Pelo que os professores dizem, este é um curso que prepara profissionais para assumirem cargos gerenciais em diversos setores de uma empresa, nas áreas de finanças, administração e recursos humanos, dentre outras. O curso é bem legal, mas eu estou com a pulga atrás da orelha. Com apenas dois anos de curso, eu realmente estaria credenciada a assumir cargos gerenciais em tantas áreas diferentes?"

Não, não estaria. Você descobrirá isso nas entrevistas de emprego que fará. Ou que não fará. Se você se candidatar diretamente a uma vaga gerencial, não será chamada para participar do processo de seleção.

Como eu já mencionei outras vezes, cursos tecnológicos foram criados com o objetivo de formar especialistas. Bons técnicos que possam desempenhar tarefas bem definidas. O começo da carreira se dará em funções operacionais, e a partir daí, o mérito individual é que permitirá que alguns se destaquem, e consigam ir subindo na hierarquia.

Na verdade, isso ocorre também com quem conclui um bacharelado, de quatro ou cinco anos. Ninguém começa na carreira pelo quinto degrau, a não ser os filhos de donos de empresas.

Porém, quando um curso tecnológico se propõe a alargar as possibilidades dos formandos, induzindo-os a pensar que eles poderão se candidatar a vagas em diversas áreas, isso contraria a própria essência dos cursos tecnológicos, que é a de formar ótimos especialistas em uma coisa só.

O efeito negativo é que um formando em gestão empresarial que se candidate a uma vaga na área de logística, por exemplo, ficará em condições de desigualdade com alguém que se graduou num curso tecnológico de logística.

Tanto para você, quanto para os ouvintes que queiram fazer cursos tecnológicos, a dica é que quanto mais específico for o curso, maiores as possibilidades do formando conseguir uma vaga na área de formação.

Em minha opinião, um curso tecnológico de gestão empresarial, pela amplitude da grade curricular que ele tem, seria uma boa pós-graduação para quem já está empregado e já concluiu um curso tecnológico específico. E não para quem está fazendo o primeiro curso superior.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Eu acredito que a pessoa precisa de bem mais preparo para estar apto à gerenciar tantas coisas.