2010-08-30

'Fui promovida, mas acho que não merecia' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/08/2010, sobre uma ouvinte que foi promovida, mas não queria, e uma pequena reflexão sobre o que é sucesso.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui promovida, mas acho que não merecia'

estresse promoção depressão
"Já ouvi você comentar diversas vezes casos de ouvintes que acreditam que merecem ser promovidos e não são. O meu caso é o avesso. Eu acredito que não merecia ter sido promovida, e fui. A minha empresa criou um setor novo, e não sei bem porque, eu fui escolhida para ser a coordenadora. Eu não entendo nada dessa área e nunca quis ter subordinados, porque não gosto de liderar. Prefiro fazer o meu trabalho bem feito, obedecer as ordens que recebo e ir para casa ao final do expediente, sem ter que levar comigo, as preocupações dos outros.

Hoje eu sei que deveria ter recusado a promoção, mas na hora o diretor que me comunicou o fato estava tão entusiasmado, que não tive coragem de dizer o que eu pensava. Agora me sinto deprimida por ter aceito algo que não pedi e não queria. O que eu faço?"


Bom, neste momento é provável que muitos ouvintes estejam pensando: "Oh, sua mal agradecida, peça a conta e me indique para o seu cargo." Mas vamos tentar entender o que houve.

Certamente você não foi promovida porque alguém botou os nomes de todos os funcionários numa caixa de papelão e sorteou um nome ao acaso. E nem foi escolhida porque alguém resolveu fazer a experiência de promover alguém que não queria ser promovido, só para ver o circo pegar fogo. Nada disso.

Você deve ter demonstrado pelo menos duas coisas para merecer a promoção: um trabalho muito bem executado e nenhum tipo de rejeição por parte de seus colegas e seus superiores. Só o fato de você ter sido aceita por seus subordinados, já demonstra que a sua escolha foi acertada, do ponto de vista da empresa.

Porém, eu concordo com você. Hoje se fala tanto em sucesso, que as empresas acreditam que todo e qualquer empregado quer ser promovido. Eu diria, sem medo de errar, que mais da metade não quer ser chefe de ninguém.

Se a nossa ouvinte recebeu um aumento pela promoção, ela não pode retornar à função anterior. Se a depressão dela aumentar, ela terá que procurar outro emprego. E aí, a empresa dela perderia não apenas uma coordenadora, mas uma ótima funcionária que estava feliz, fazendo o que fazia.

Fica a dica para as empresas que nos ouvem. É aconselhável perguntar antes. Para muita gente, promoção não é sinônimo de sucesso. É sinônimo de 20% de aumento de salário, com 100% de aumento de dor de cabeça.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: