2010-08-06

Perfeccionismo é um defeito profissional - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/08/2010, sobre o perfeccionismo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Perfeccionismo é um defeito profissional

perfeccionista
Recebi uma mensagem de uma ouvinte que começa com a frase "Sou perfeccionista". Em seguida, ela se queixa de uma série de desentendimentos que acontecem no relacionamento dela com os colegas de trabalho.

Tanto para nossa ouvinte, quanto para os candidatos a emprego que costumam citar o perfeccionismo em entrevistas, como se ele fosse um fator positivo, eu gostaria de esclarecer que perfeccionismo é um defeito profissional. Via de regra, ele é o resultado de três fatores: o medo de errar, a necessidade da aprovação alheia e uma baixa resistência a críticas.

Por isso, o perfeccionista leva mais tempo para executar um trabalho e atrapalha a rotina dos que dependem dele. Quando é criticado por isso, o perfeccionista tende a reagir rotulando quem o critica como desinteressado ou invejoso.

Em qualquer empresa, de qualquer tamanho, a rotina de trabalho é sempre programada levando em conta que nem tudo sairá perfeito o tempo todo, e que os eventuais erros serão corrigidos em seu devido tempo. Ou seja, a possibilidade de uma falha já está embutida no processo. Realizar o trabalho com absoluta certeza de que o índice de erros será de zero, iria requerer muito mais tempo e muito mais gente, o que faria com que os custos disparassem.

Quem um dia já não teve que ligar para um banco ou para uma empresa de telefonia, para reclamar que havia um engano no extrato? E essas são empresas que possuem sistemas sofisticadíssimos de informática. Já nas empresas em que o fator humano tem mais peso, como o do setor de cargas, por exemplo, os erros são em maior número. Quando alguém perfeccionista é inserido nesse processo dinâmico, o resultado é uma desaceleração geral.

Em resumo, perfeccionismo é um traço de inseguraça, e não uma virtude. Existem profissões que requerem um altíssimo nível de atenção e de concentração, como é o caso dos médicos, ao fazer uma cirurgia. Isso é positivo. Perfeccionismo seria esticar o tempo da cirurgia para que os pontos dados saíssem simetricamente perfeitos.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

charlie kelly disse...

O perfeccionismo é o transtorno obssessivo compulsivo que a pessoa tem, que causa nela a "doença da dúvida", fazendo repetir muitas vezes algo e também, quando algo já está bom, ela pensar se está mesmo bom ou não. E nisso, se perde muito tempo, que poderia ser usado para fazer muitas outras coisas sem ficar conferindo tantas vezes. Engraçado as pessoas há tanto tempo citar isso como se fosse qualidade. Geralmente usam pra dizer que devem ser contratados porque são muito bons, mesmo que gere problemas de relacionamento.