Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/08/2010, com uma dúvida na hora de trocar de emprego, e a oportunidade da entrevista de emprego para ficar mais seguro ao mudar de emprego.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
A dúvida na hora de trocar de emprego
"Há 4 anos", escreve um ouvinte, "eu mudei de emprego e quebrei a cara. A empresa parecia boa e o salário era compensador. Mas depois de apenas cinco meses fui dispensado, sem nem saber direito porquê. Depois disso, fiquei três anos vagando pelo mercado. Passei por quatro empregos, todos abaixo de minhas expectativas, e ainda tive que rebaixar o meu salário para não ficar desempregado. Faz um ano, finalmente consegui me recolocar numa boa empresa e estou nela até agora.
No mês passado, uma agência de recolocação na qual eu havia feito uma ficha, me chamou para conversar. E eu fui. Concordei em fazer uma entrevista numa empresa que estava procurando um profissional com a minha qualificação. E recebi uma proposta. Nesse momento, parece que voltei quatro anos no tempo. A empresa parece boa e o salário é compensador. Só que eu sou um gato escaldado e estou em dúvida. Não quero voltar a passar pelos dissabores que já passei. Mas também não gostaria de declinar uma oportunidade apenas pelo medo de não dar certo novamente. O que eu faço?"
A sua preocupação é fundamentada. Quem passa pelo que você passou, fica muito mais atento e muito mais arisco. Eu sugiro que você fale novamente com a pessoa que entrevistou você. E manifeste abertamente a sua preocupação.
Pelo que entendi, na entrevista você respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas, e o entrevistador decidiu que você é a pessoa certa para a vaga. O que você não fez foi perguntar o suficiente para saber se a empresa atende as suas expectativas.
Caso o entrevistador disponha a falar com você, e eu creio que irá atendê-lo sem problema, diga a ele que você está vendo essa oportunidade como excelente, e que gostaria muito de aceitá-la. Mas, que você sofreu o suficiente numa situação muito semelhante e gostaria de saber um pouco mais sobre a empresa.
Se o entrevistador realmente estiver interessado em contratá-lo, ele irá lhe dar dados concretos sobre, por exemplo, rotatividade e tempo médio de casa dos atuais funcionários. Se ele não gostar da sua atitude e fizer cara feia, agradeça e fique onde você está.
É muito difícil um raio cair duas vezes no mesmo lugar. Mas para quem já foi atingido por um raio, como é o seu caso, todo cuidado é mais que aconselhável.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário