2010-08-16

'Levei a culpa de um golpe que não participei e fui demitido com todo o setor' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/08/2010, sobre o que dizer numa entrevista de emprego, quando no emprego anterior foi feita uma demissão em massa por causa de um golpe.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Levei a culpa de um golpe que não participei e fui demitido com todo o setor'

demissão em massa
Um ouvinte escreve para dizer que está vivendo uma situação peculiar, e eu concordo com ele. Aconteceu o seguinte, nas palavras do próprio ouvinte:

"A auditoria da empresa em que trabalho descobriu que alguns funcionários do meu setor estavam envolvidos num esquema de desvio de mercadorias. E a diretoria da empresa tomou uma medida drástica: dispensou todos os funcionários do setor, do gerente até o auxiliar. Eu e mais alguns colegas ficamos surpresos ao saber da falcatrua, mas não tivemos oportunidade para nos defender. Fomos demitidos em bloco, para que o caso servisse de exemplo para o resto da empresa.

A demissão não foi por justa causa, mas eu não sei como abordar esse assunto nas entrevistas que irei fazer. Devo dizer a verdade, correndo o risco do entrevistador achar que estou mentindo e que fazia parte da gangue? Ou devo inventar uma história menos contundente?"


Bom, primeiro, eu concordo que alguns entrevistadores possam desconfiar da sua honestidade, como sua ex-empresa também desconfiou. Certamente, a dispensa coletiva ocorreu porque os levantamentos da auditoria foram insuficientes para inocentar um só de vocês.

Mas, mesmo que em alguns processos você possa vir a ser prejudicado, eu sugiro que você diga a verdade. Porque se você inventar uma história, um entrevistador experiente irá ler nos seus olhos que você está mentindo.

Eu também sugiro que você diga ao entrevistador que você concorda com a decisão que sua ex-empresa tomou, em vez de tentar se defender acusando a ex-empresa de ter se precipitado ou de ser insensível. Diga que na falta de provas concretas, que pudessem separar os funcionários claramente envolvidos daqueles totalmente inocentes, a empresa optou por limpar a área com uma vassourada só. O que pode não ter sido a solução ideal, mas foi a mais coerente.

Diga isso olhando nos olhos do entrevistador e você se sairá bem. Da mesma maneira que um bom entrevistador percebe quando um candidato está mentindo, ele também percebe quando alguém está sendo sincero.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Às vezes eu acho que Max Guéri guéri vive num mundo encantado onde todos os entrevistadores são super bacaninhas.

No mundo real, neguinho falar que concorda em ser demitido injustamente, o entrevistador só vai lançar um "ahan, senta Cláudia" e chama o próximo.