2010-09-24

'Fui preterido pela terceira vez a uma promoção no meu trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/09/2010, sobre um ouvinte que entrou para a faculdade, mas não foi promovido.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui preterido pela terceira vez a uma promoção no meu trabalho'

promoção trabalho passado para trás
"Por duas vezes", escreve um ouvinte, "fui passado para trás em promoções, porque não tenho diploma de curso superior. No ano passado, o meu gerente me prometeu que se eu entrasse numa faculdade, a próxima vaga seria minha. Pois bem, comecei a cursar administração no começo deste ano, e na semana passada tive a surpresa de ser preterido pela terceira vez. Um colega, com menos tempo de empresa que eu, mas com curso superior completo, foi o escolhido.

Meu gerente me explicou que ainda estou no começo do meu curso e eu preciso ter um pouco de paciência, porque a minha hora vai chegar. Eu lembrei meu gerente da promessa que ele havia feito, mas ele desconversou e afirmou que de fato tinha me prometido uma promoção, mas não a primeira promoção que surgisse. Estou me sentindo injustiçado e enganado. O que devo fazer?"


Bom, eu não vou afirmar que você não ouviu exatamente o que pensou ter ouvido, mas essa é uma possibilidade.

A segunda possibilidade é que seu colega que foi promovido realmente reune mais condições que você, para ocupar o cargo neste momento, e por isso, ele foi o escolhido.

A terceira possibilidade é que seu gerente lhe fez a promessa que você ouviu. Mas a decisão da promoção não dependia só dele, e alguém com mais poder que ele, melou o processo. Nesse caso, para não ter que atribuir a culpa a um superior, o seu gerente decidiu absorver o golpe sozinho.

Mas o que eu lhe sugiro é não se precipitar. Se você está numa boa empresa e tem uma chance concreta de vir a ser promovido em breve, pedir a conta já não é recomendável, até porque a função que você se candidataria em outra empresa, seria a mesma que você tem agora. Você estaria trocando seis por meia dúzia, só que o seis tem mais possibilidade de tornar nove, do que a meia dúzia.

Porém, eu sugiro que você atualize o seu currículo e também a sua lista de contatos. Vá se preparando para trocar de emprego, mas por enquanto, dê um crédito de confiança ao seu gerente. Se você vier a ser novamente preterido, aí sim será hora de sair. Mas não saia sem ter outro emprego já arrumado, porque aí você estaria trocando uma situação desconfortável por uma situação imponderável.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: