Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/09/2010, sobre as estatísticas de sucesso e fracasso pequenas empresas e empresários.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Informações que o empresário novato precisa ter
"Tenho a intenção de abrir um negócio próprio", escreve um ouvinte, "mas li que 50% das pequenas empresas brasileiras quebram antes dos três anos. Essa estatística é verdadeira? De cada dois brasileiros que tentam abrir seus próprios negócios, um não dá certo?"
Sim para a primeira pergunta. A estatística está correta. 50% das micro e pequenas empresas não sobrevivem ao terceiro ano.
E não para a segunda pergunta. O número dos que dão certo está próximo de 70%.
Parece um paradoxo, mas não é. Acontece o seguinte. Alguém, como o nosso ouvinte, abre um negócio e não dá certo. Ou por falta de experiência como empresário, ou por excesso de otimismo, ou por não ter feito um curso para entender algumas necessidades elementares da empreitada. Aí, o empresário entra na estatística dos 50% que não deram certo.
Mas, o que ele faz? Ele abre um segundo negócio, só que com a vantagem de já ter aprendido com os próprios erros. Além disso, ao entender que precisa de mais conhecimento, o empresário decide fazer um curso no Sebrae, o Empretec, que ensina por exemplo, o que é um plano de negócio e como funciona um fluxo de caixa. Duas coisas que um empresário de primeira viagem acredita que sejam intuitivas, mas que na prática requerem um aprendizado específico. No curso, ele terá contato com outros empresários que também não tiveram sucesso da primeira vez, e a troca de informações práticas com os colegas será tão valiosa quanto a teoria ensinada no curso.
Feito tudo isso, a possibilidade de um segundo negócio também não dar certo, cai bastante. E o mais provável é que o empresário de segunda viagem irá cair na estatística dos 50% que deram certo. Portanto, no fim das contas, uma empresa quebrou e a outra não, mas o empresário é um só.
Quem tem espírito empreendedor dificilmente desiste no primeiro tropeço. Pelo contrário, tenta de novo. Há empresários que só tiveram sucesso no terceiro negócio que abriram.
É por isso que nosso ouvinte não deve ter medo da estatística ruim. De fato, de cada dez empresas, cinco não vão adiante. Porém, de cada dez empresários que se aventuraram na última década, sete continuam empresários. Essa é a estatística boa. E é a que realmente interessa.
Max Gehringer, para CBN.
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