2010-09-01

O marketing pessoal e a progressão da carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/09/2010, sobre o marketing pessoal e a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O marketing pessoal e a progressão da carreira

imagem executivo espelho
Hoje vamos falar um pouco de marketing pessoal. Muita gente não aprecia essa expressão, talvez porque ela passe uma impressão de ser meio pedante, ou talvez porque ela pareça coisa de quem já atingiu altos cargos, e não de quem está nos patamares mais baixos do organograma. Então, para simplificar, vamos usar uma palavra mais simples: imagem.

A velocidade com que uma carreira irá progredir dependerá de três fatores: o conhecimento técnico, os resultados práticos e a imagem. Os dois primeiros fatores podem ser mais fáceis de assimilar, porque podem ser transformados em fatos ou em inúmeros. Já a imagem é basicamente a maneira como somos percebidos pelas pessoas que trabalham conosco.

É importante ter em mente que a nossa imagem profissional não é a maneira como nós mesmos nos enxergamos. A nossa imagem, seja ela verdadeira ou não, é aquela expressa pela opinião que a maioria das pessoas têm a nosso respeito. E essa opinião geralmente é traduzida em poucas palavras, às vezes em uma só palavra. Se essa palavra for positiva, ótimo. Se ela for negativa, pode ser o maior empecilho para o desenvolvimento da carreira.

Alguém que seja percebido como antipático ou falso, ou individualista, ou pouco afeito ao trabalho, terá sérios problemas para conseguir uma promoção. Ou mesmo para manter o emprego. Eu já perdi a conta do número de mensagens de ouvintes que me escreveram, que começaram descrevendo suas inúmeras qualidades pessoais, para em seguida reclamar que suas carreiras estavam empacadas.

"O que está me faltando?", perguntavam esses ouvintes. E a resposta é "imagem".

A maneira como eles se vêem não é a maneira como eles são vistos. Isso não quer dizer que alguém deva fingir ser o que não é. Significa saber demonstrar ser o que realmente é, mas conseguindo simpatia e respeito pelo que é.

A imagem profissional está no modo de alguém se comunicar, na atenção que é dada aos colegas, no relacionamento com a chefia e na maneira eficiente de apregoar os bons resultados conseguidos, sem parecer que está menosprezando os demais.

Os primeiros dois ou três degraus da carreira são conseguidos com conhecimento técnico e resultados. Daí em diante, os resultados continuam pesando, mas a imagem assume uma importância cada vez maior. Parece uma arte, e é mesmo. A arte de saber se destacar.

Max Gehringer, para CBN.

/===================================================================================

E para saber mais, três comentários do Max, totalmente relacionados com este assunto:

- O profissional deve construir uma imagem positiva - ou uma lista de 5 coisas a evitar para não sujar a imagem

- Profissionalmente, somos o que os outros enxergam em nós

- Os 10 fatores que compõem o marketing pessoal.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

tem uma parte no segundo parágrafo que achei estranho.. "podem ser transformados em fatos ou em inúmeros" é isso mesmo??

pelo que eu vi, quem tem lábia, nao precisa nem ter muito as outras coisas... >_<

Andarilho disse...

Quer dizer que resultados e conhecimento técnico podem ser medidos (quanto vc sabe? quanto vc produz? quanto do q vc faz ajuda no lucro?)