2011-06-22

'Ganho menos que um funcionário com cargo abaixo do meu' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/06/2011, sobre uma ouvinte que tem um cargo maior que o colega de outra área da empresa, mas ganha menos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Ganho menos que um funcionário com cargo abaixo do meu'

recursos humanos
Uma ouvinte bem-humorada escreve: "Estou com a pulga atrás da orelha. Aliás, não é bem uma pulga, é uma aranha caranguejeira. Eu sou coordenadora de um setor em uma empresa de grande porte. Pelo menos uma vez por dia, um colega de outro setor vem me procurar para dirimir dúvidas sobre o trabalho dele, que depende do meu. Nenhum problema, sempre ajudo rapidamente.

Na semana passada, esse colega me contou que estava pensando em pedir um aumento, e me revelou, sem que eu perguntasse, qual era o salário dele. E eu caí das pernas, porque ele ganha mais do que eu. No organograma, o meu cargo está duas linhas acima da função dele. A empresa pode fazer isso?"


Começando pela parte dolorosa: sim. Embora a lógica diga que um gerente deva ganhar mais do que um supervisor, isso não está escrito em nenhuma lei. Cada empresa determina qual será a faixa salarial de cada função.

É claro que seria um despautério um subordinado ganhar mais que o chefe direto, mas quando as áreas são diferentes, a empresa decide, com base no conhecimento do ocupante, no resultado que ele pode gerar e na dificuldade para substituí-lo. Por isso, existem empresas, por exemplo, em que os vendedores ganham mais do que um supervisor administrativo. E também nada impede que uma empresa dê a um funcionário um título de gerente, quando em outra empresa igualzinha, a mesma função pode ser chamada de assistente.

Dito tudo isso, a questão é descobrir se o salário que o mercado está pagando pela função que você executa é mais do que você está ganhando. Se for, você é quem deve pedir um aumento.

Agora, se o seu salário está na faixa do mercado, o que você pode fazer é pedir uma transferência para o setor do seu colega. Porque qualquer que seja a justificativa para a disparidade interna, uma coisa é certa: lá os salários são mais altos.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: