2011-06-10

'Trabalho em uma empresa com alta rotatividade e preciso treinar os novatos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/06/2011, sobre as preocupações de uma ouvinte que trabalha treinando os novatos numa empresa com alta rotatividade.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em uma empresa com alta rotatividade e preciso treinar os novatos'

treinamento empresarial
"Trabalho em uma empresa que tem uma rotatividade muito alta", escreve uma ouvinte. "O meu departamento tem 23 postos de trabalho e no ano passado tivemos 19 pedidos de demissão. Eu já completei três anos de casa e por isso acabei ficando com duas tarefas que não fazem parte da minha descrição de funções. Uma é treinar os novos contratados. E a outra é fazer a avaliação de saída de quem pede a conta.

O problema é que o motivo alegado por aqueles que se demitem é sempre o mesmo: melhor proposta salarial. Eu já perguntei a meu gerente se não deveríamos ter algum tipo de programa para reter os bons empregados. E a resposta dele foi que tudo está nos conformes e eu não preciso me preocupar. Gostaria de saber se realmente não preciso."


Sim e não. Vamos primeiro à parte do não. Uma empresa pode decidir pagar salários abaixo da média do mercado quando um empregado demissionário é facilmente substituível.

Eu imagino que a sua empresa não faça muitas exigências quanto a escolaridade e experiência anterior, e o resultado é que sempre vão existir candidatos disponíveis para o preenchimento das vagas que se abrem. Como o treinamento é rápido e barato, já que você mesma é responsável por ele, sem ganhar nenhum adicional por isso, a empresa certamente fez as contas e concluiu que pagar menos é um bom negócio, do ponto de vista financeiro.

Agora vamos a parte do sim. Você deveria se preocupar porque 80% dos seus colegas foram embora ganhando mais. E você continua por aí. Talvez você fique porque gosta da empresa. Mas não custa sondar outras empresas, das quais você poderia gostar tanto quanto. Com a vantagem de que elas lhe pagarão melhor, o que fará você gostar delas ainda mais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: