Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/06/2011, sobre se vale a pena um ouvinte abandonar Fortaleza, sua cidade natal, para ir a São Paulo procurar melhores oportunidades de emprego.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Vale a pena mudar para São Paulo?'
Um ouvinte de Fortaleza escreve para dizer que acaba de se formar em Administração e não vê perspectivas de bons empregos na belíssima cidade onde mora. E pergunta se é viável vir para São Paulo.
Vamos lá. Se você considerar o número de empregos por metro quadrado, nenhuma cidade do Brasil concorre com São Paulo. Na verdade, não mais que dez cidades do mundo concorrem com São Paulo. Esse é o lado bom. O lado não tão bom é que São Paulo é a cidade com mais empregados no Brasil, mas é também a que tem mais desempregados.
Existem muitos empregos em São Paulo porque existe muita gente. E isso faz com que cada boa vaga que apareça seja disputada por um batalhão de candidatos bem formados, e no mais das vezes, bastante ansiosos.
Posso lhe garantir que se você vier a São Paulo, sem conhecer ninguém na cidade, encontrará um emprego. Só não sei se você o consideraria um bom emprego. Seria um emprego iniciante, com um salário relativamente abaixo numa cidade em que morar de aluguel não é barato.
Mas se você tiver recursos para se manter e paciência para passar um ou dois anos em empregos abaixo de sua capacidade e de sua ambição, então arrisque. Quem não arrisca sempre acaba ficando com a impressão de que teria dado certo se arriscasse.
Se você vier e der certo, maravilha. Se não der, o que é sempre uma possibilidade para quem não tem bons contatos, você passará a ver com outros olhos o mercado de trabalho em sua cidade.
Em resumo, eu não o incentivaria a vir correndo, mas também não quero desiludí-lo de bate-pronto. Se você vier, venha com disposição. E não desista se as primeiras experiências não forem exatamente aquelas que você espera ou imagina.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário