2011-06-23

'Existe uma relação entre idade e salário?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/06/2011, sobre a relação entre idade e salário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Existe uma relação entre idade e salário?'

velho rico
"Tenho uma dúvida", escreve uma ouvinte, "que vai ficando maior na medida em que o tempo passa. Estou com 36 anos e tem dias que eu acho que ganho bem. E outros em que eu acho que não. A minha pergunta é: existe uma relação entre idade e salário? E se existe, quanto eu deveria estar ganhando?"

Sim, existe. Mas ela não depende apenas da idade. Depende também da escolaridade e do mercado de trabalho na sua região.

Vamos dizer que um trabalhador de 36 anos concluiu somente o ensino médio e mora numa cidade em que existem apenas empresas familiares de pequeno porte. É muito provável que ele ganhe o salário mínimo.

Digamos que esse mesmo trabalhador de 36 anos more numa cidade grande, com muitas indústrias e tenha concluído um curso técnico. Então, além da teoria, ele já terá acumulado quase 20 anos de experiência prática. É bem possível que ele ganhe entre três e quatro salários mínimos.

Se ele tivesse feito um curso superior ganharia entre 30% e 50% a mais. Tudo isso supondo que ele não é chefe, o que é o caso da maioria dos profissionais com 36 anos de idade.

Então, voltando ao caso do nosso ouvinte, se ele tem um curso superior, mora numa cidade grande, trabalha numa empresa de médio porte e não é chefe, ele deveria estar ganhando 2500 reais por mês. Se for chefe, na linha mais baixa de chefia, entre 4 e 5 mil reais numa empresa de porte médio e entre 6 e 8 mil reais numa de grande porte. Se ele for gerente de primeira linha numa grande empresa e além do diploma possui uma pós-graduação e fala outro idioma, entre 12 e 18 mil.

É por isso que o nosso ouvinte está confuso. Os fatores são muitos. Mas eu espero que ele tenha tido uma ideia e que neste momento esteja festejando porque ganha muito bem.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: