2011-06-09

'Posso ser presidente da empresa mesmo com 50 anos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/06/2011, sobre a idade para ser presidente de uma empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Posso ser presidente da empresa mesmo com 50 anos?'

ceo presidente empresa
"Sou diretor de uma empresa e vou completar 50 anos de idade", escreve um ouvinte. "O meu sonho sempre foi chegar a presidência e pergunto se isso é possível depois dos 50 anos."

Sim, é. Vamos começar separando as empresas em duas categorias. Na primeira o que mais conta é a estabilidade e o relacionamento. O modelo é o mesmo do exército e da igreja católica, em que o tempo de casa é determinante para uma promoção e não há grandes saltos na carreira. Antes dos 50 anos, ninguém vira general, papa ou presidente.

Esse é o caso dos bancos ou das empresas essencialmente técnicas, cujos presidentes são, de preferência, engenheiros. Numa empresa assim, o nosso ouvinte teria chance de realizar o seu sonho.

A segunda categoria é a das empresas que baseiam as promoções no mérito individual. Nelas, é possível chegar a presidente ainda na faixa dos 30 anos. É o caso das empresas voltadas ao mercado de consumo. Os presidentes quase sempre saem das áreas de marketing ou vendas.

Para os ouvintes jovens e ambiciosos, há três coisas que a maioria dos jovens presidentes teve que fazer:

Primeira: trabalhar muito. O expediente raramente tem menos de 12 horas diárias, incluindo finais de semana.

Segunda: arriscar. Mudar de áreas para absorver mais conhecimentos, ou aceitar um cargo executivo numa empresa de menor porte. Salvo bem poucas exceções, os presidentes com menos de 40 anos estão em empresas cujos nomes a maioria das pessoas nunca ouviu falar, mas que funcionam como um catapulta.

E terceira: focar no curto prazo. Quando existem vários colegas com igual capacidade técnica, destaca-se e é promovido aquele que consegue resultados imediatos acima dos objetivos.

Em resumo, não há idade máxima para chegar a presidente. Mas quem quer chegar mais cedo precisa arriscar bastante e correr muito.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: