2011-06-16

'Empresa pode me obrigar a participar de uma convenção no sábado?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/06/2011, sobre se uma empresa pode obrigar um funcionário a participar de uma convenção de trabalho no sábado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Empresa pode me obrigar a participar de uma convenção no sábado?'

convenção de trabalho
Um ouvinte escreve: "Minha empresa decidiu fazer uma convenção da área de operações, na qual eu trabalho. Vai ser num sábado, num hotel fora da cidade. Sei que na área comercial as convenções fazem parte da rotina e que os vendedores gostam delas. Mas eu vi a agenda da nossa convenção e descobri que vai ser um dia inteiro de apresentações e trabalho em grupo. Ou seja, vou ver as mesmas pessoas que vejo todos os dias e posso estar enganado, mas no fundo, vou mesmo é trabalhar de graça. E ainda por cima, num sábado, dia que reservo à minha família. Pergunto se a empresa pode me obrigar a participar e o que acontecerá se eu não for."

Vamos lá. Tenho certeza de que na carta que você recebeu, ou irá receber, está escrito "convite". Isso porque legalmente não pode haver uma imposição para a presença, a não ser que a empresa pague horas extras.

Sendo um convite, você pode decliná-lo. Quando lhe for perguntado porque, você pode mentir, alegando que já tem um compromisso inadiável justo naquele sábado. Ou pode ser sincero e dizer que não deseja trabalhar de graça.

Quanto às consequências, das duas uma. Se você for um profissional tão especializado e tão competente que a empresa não pode de jeito nenhum ficar sem você, provavelmente serão feitos apelos para que você participe.

Caso contrário, não acredito que você venha a perder o emprego, mas será visto pela chefia como alguém que não entende a importância de um dia de convivência sadia com os colegas, fora o local de trabalho.

Você é quem sabe, mas eu, em seu lugar, iria. Talvez o dia não vá ser tão perdido quanto você imagina. E caso ele seja, aí sim, você terá um motivo definitivo para não participar da convenção do ano que vem.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: