2013-06-11

'Não encontro vagas em corporações empresariais' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/06/2013, com um ouvinte que fez um MBA especializado em comunicação empresarial e está com dificuldade de achar um emprego nesta área específica.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não encontro vagas em corporações empresariais'

comunicação empresarial

Um ouvinte escreve: "Tenho 24 anos, me formei em jornalismo e em seguida conclui um MBA em comunicação empresarial, porque o meu sonho sempre foi o de trabalhar em uma corporação privada. Mas as coisas estão bem mais difíceis do que eu imaginava. Não apenas não consegui agendar uma única entrevista até agora, como tenho procurado, em jornais e na internet, anúncios de vagas antigas ou recentes, para essa área de comunicação empresarial. E não encontrei nenhum. A minha pergunta é: essa área existe?"

Sim, ela existe. E a sua finalidade é cuidar do relacionamento da empresa com a imprensa e de todo o processo de comunicações internas. Mas tudo isso você ouviu no MBA que concluiu. Sua dúvida, certamente, está mais relacionada com a obtenção de um emprego na área, do que com a confirmação da existência dela.

E a explicação é a seguinte: profissionais que atuam nesta área fazem um MBA depois que já estão nela, para se aperfeiçoar. E não antes de ingressar nela. Um MBA é, por definição, um tipo de curso no qual, além da teoria apresentada em aula, há uma saudável troca de experiência entre os participantes. Por isso, engatar um MBA tão específico após uma graduação, não é a melhor maneira de aproveitar o investimento feito no curso.

A minha sugestão é que você tente uma vaga na área administrativa de uma corporação. Qualquer vaga, em qualquer setor. Dependendo de seus resultados e de seu relacionamento, você poderá se candidatar a vagas em processos internos, uma possibilidade que toda corporação oferece. E uma dessas vagas pode surgir na área de comunicação empresarial. Talvez demore um pouco, mas ainda será mais fácil do que continuar procurando uma vaga tão específica, muito desejada e pouco oferecida, como você mesmo já constatou.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin