2013-06-10

'Fiz administração e agora estou cursando direito em busca da minha realização profissional' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/06/2013, com um ouvinte que espera conseguir realização profissional fazendo outro curso de graduação, aos trinta anos e depois de se tornar gestor na área em que se formou.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiz administração e agora estou cursando direito em busca da minha realização profissional'

adulto estudando faculdade

Um ouvinte escreve: "Trabalho há 8 anos em uma empresa de pequeno porte na qual ocupo um cargo de gestor na área comercial. Sou formado em Administração e não vejo possibilidade de crescimento por aqui, já que a diretoria, que seria o meu próximo degrau, é constituída por membros da família proprietária da empresa. Por isso estou cursando o segundo ano de Direito, a fim de buscar a minha realização profissional. Pergunto se essa seria uma opção viável, uma vez que estou para completar 32 anos."

Não, não acredito que seria. O nó da questão está em uma frase que você escreveu: "buscar a minha realização profissional".

Se você está pensando em continuar na iniciativa privada, a frase faz supôr que, uma vez formado em Direito, você conseguiria encontrar em outras empresas, vagas melhores do que aquela que ocupa atualmente, sem ter tido qualquer experiência anterior na área. Isso dificilmente acontecerá.

Ou então você cogita abrir um escritório e advogar por conta própria. Essa seria uma opção viável, desde que você consiga passar no exame da Ordem, que nos últimos anos vem aprovando somente um em cada oito candidatos.

A terceira opção, também viável, seria um concurso público, para o qual você teria que estudar muito, porque a concorrência é bem grande.

Explico tudo isso para lhe dizer o óbvio: seria muito mais razoável você procurar outro emprego na área em que se formou, em que vem atuando e na qual já tem uma considerável experiência. Em termos de realização profissinal, é muito mais seguro ir crescendo paulatinamente a partir de uma base já construída, do que recomeçar do nada.

Posso estar enganado, mas acredito que você se deu conta agora, no segundo ano do curso de Direito, que talvez não devesse tê-lo começado.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin