2013-06-07

'Devo denunciar à diretoria que meu chefe tem um caso e protege uma colega de trabalho?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/06/2013, com uma ouvinte que está em dúvida se denuncia o caso amoroso do chefe com uma funcionária, para a diretoria da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo denunciar à diretoria que meu chefe tem um caso e protege uma colega de trabalho?'

caso amoroso no escritório

Uma ouvinte escreve: "O meu chefe, que é casado, está tendo um caso com uma de nossas colegas de trabalho. Os dois tentam manter a relação em segredo, mas todo o departamento já percebeu. O resultado é que essa colega é protegida e tem os erros perdoados, além de ter assumido uma atitude de superioridade em relação a nós. Pergunto se isso deve ser levado ao conhecimento da direção da empresa."

A resposta politicamente correta seria sim, mas o efeito da denúncia varia bastante. Existem empresas que possuem um canal interno de comunicação, não apenas para casos desse tipo, mas também para situações de assédio moral. Feita a denúncia, há uma investigação e, se for constatada a veracidade do fato, os responsáveis são punidos.

Só que, lamento dizer, empresas que possuem esse elevado grau de transparência e seriedade não são a maioria no mercado de trabalho. Se a empresa da nossa ouvinte não estiver incluída neste rol, há o risco da denúncia se voltar contra o denunciante, sem atingir o denunciado.

Aí, há duas soluções possíveis. A primeira é a reclamação em grupo, ou seja, o departamento inteiro vai falar com a direção. Essa seria a medida mais efetiva, mas muito raramente alguém que se sente incomodado com uma situação, como é o caso da nossa ouvinte, consegue convencer todos os outros a participar de um mutirão de moralidade.

A segunda solução é a denúncia anônima, através de uma carta enviada pelo correio. O inconveniente nesse caso é que o acusado pode simplesmente negar a acusação, a não ser que a carta contenha detalhes irrefutáveis do caso, e não suposições sem comprovação.

Se a nossa ouvinte está segura de que o caso amoroso está prejudicando o trabalho de todos e não apenas incomodando a ela, a carta anônima não é a solução ideal, mas costuma ter o efeito de abrir o olho dos envolvidos.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin