Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/06/2014, sobre avaliações de desempenho em grandes empresas.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Em grandes empresas, pesquisas sobre desempenho são comuns e não devem gerar desconfiança
Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma grande empresa e sou responsável por um departamento com 40 funcionários. Fui surpreendido porque meu gestor solicitou que meus subordinados respondessem a um questionário chamado 'Avaliações e Sugestões'. E uma das perguntas foi sobre a minha conduta como chefe. As respostas não mostraram nada fora do comum, mas quando perguntei a meu gestor o porquê do questionário, ele me disse que era apenas para confirmar que as coisas estavam caminhando bem. Mesmo assim, fiquei preocupado. Estou sendo desconfiado demais?"
Não, não está. Em uma grande empresa, como é o caso da sua, pesquisas como essa são aplicadas, quando são, a todos os setores e não a um só. E sempre por iniciativa da área de recursos humanos e não de um única gestor. Imagino também que o seu gestor tenha outros subordinados que também são responsáveis por departamentos. Se o mesmo questionário não foi aplicado a todos eles, você deve desconfiar mais ainda.
Agora, o que você pode fazer? O resultado da pesquisa parece ter sido satisfatório e o seu gestor foi hábil ao lhe dizer que o objetivo era confirmar que tudo estava bem. Acontece que gestores de grandes empresas não acordam de manhã pensando que, como não têm muito o que fazer, farão uma pesquisa de satisfação de uma área só.
Então, use a pesquisa a seu favor, apresentando a seu gestor um plano para melhorar os itens com pior avaliação. Se ele estava desconfiado de algo, isso fará com que ele tranquilize um pouco.
Max Gehringer, para CBN.
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