2014-06-03

'Colegas pediram para eu maneirar o meu desempenho no trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/06/2014, com um ouvinte muito produtivo, que teve uma comissão de colegas pedindo para ele maneirar o desempenho no trabalho para que os outros não parecessem preguiçosos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colegas pediram para eu maneirar o meu desempenho no trabalho'

produtividade no trabalho

Um ouvinte escreve: "Comecei a trabalhar no escritório de uma grande instituição com um trabalho semelhante ao de outros vinte e tantos colegas. Esse trabalho é facilmente mensurável ao fim de cada dia porque basta contar o número de documentos que cada funcionário confere e passa adiante. Eu achei o trabalho simples, embora ele requeira concentração permanente. E consegui ótimos resultados de produtividade já a partir da segunda semana. E aí começou o meu problema.

Uma comissão de colegas veio me pedir, num tom meio ameaçador, para eu maneirar um pouco, porque eu estava fazendo com que os demais parecessem preguiçosos aos olhos do nosso chefe. Pergunto: o que devo fazer? Falo com o chefe? Continuo a mostrar produtividade e me indisponho com os colegas? Ou reduzo a minha velocidade e fico bem com todos?"


Bom, a única coisa que eu lhe recomendo é não ir falar com o chefe, porque aí você transformaria uma brisa em um vendaval. Do ponto de vista estritamente profissional, a opção mais recomendável, sem dúvida, é a segunda: a de mostrar que você merece, com sobras, o salário que a empresa está lhe pagando. Já do ponto de vista de relacionamento, a terceira opção, ficar bem com todos, é a que lhe causará menos transtornos.

Mas você pode combinar as duas, se quiser praticar um pouco de inteligência política. Num primeiro momento, controle a sua produtividade para continuar a ser o primeiro da turma, mas por uma margem menor do que a atual. Aos poucos, você pode ir aumentando a velocidade e puxando a turma. Isso resolveria todos os problemas, incluindo o da empresa, que contrata gente preguiçosa, e sem criar nenhum problema novo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: