2014-06-18

'Trabalho em uma empresa onde apenas os puxa-sacos são promovidos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/06/2014, com uma ouvinte que começou a trabalhar em uma empresa em que seus colegas lhe dizem que só é promovido quem puxa o saco do chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em uma empresa onde apenas os puxa-sacos são promovidos'

bajulação puxa-saco

Uma ouvinte escreve: "Como me comportar em um ambiente de trabalho em que somente os puxa-sacos são promovidos? Estou nesta empresa faz pouco tempo e meus colegas já me preveniram que é assim que as coisas funcionam por aqui."

Bom, supondo que, de fato, o primeiro critério para promoções seja o puxa-saquismo explícito, a resposta é fácil: você só será promovida se demonstrar muita habilidade nesse quesito. Caso esse não seja o seu estilo e você abomine os bajuladores, então peça a conta e procure uma empresa em que os seus méritos profissionais possam ser reconhecidos.

Mas antes que você comece a arrumar as gavetas, vamos considerar outra hipótese: a de que seus colegas, que lhe preveniram que só os puxa-sacos são promovidos, sejam apenas incompetentes e invejosos, que por não terem conseguido uma promoção, preferem denegrir a quem conseguiu.

O que você precisa fazer é se conceder um tempo para observar e poder chegar à sua própria conclusão. Se você chegar à conclusão que está em uma empresa com funcionários capazes, mas que não são promovidos por não saberem puxar o saco, é melhor você sair daí o quanto antes.

Agora, se você concluir que a empresa promove quem merece, mas está cheia de fofoqueiros, aí você fica, mostra serviço e será promovida por competência depois de algum tempo. Quando isso acontecer, talvez você seja acusada de ser somente mais uma bajuladora. Mas paciência! Se não se pode ter tudo na vida profissional, é suficiente ter a consciência em paz.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: