2014-07-16

O que devo responder quando questionam sobre os meus defeitos em uma entrevista? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/07/2014, sobre o que responder a uma das clássicas perguntas em entrevistas de emprego, a pergunta sobre os defeitos do candidato.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que devo responder quando questionam sobre os meus defeitos em uma entrevista?

qual é o seu maior defeito em entrevista de emprego

Uma ouvinte sincera escreve: "Numa entrevista, não sei o que responder quando me perguntam quais são os meus defeitos, que por sinal, são vários. E os mais chatos são insegurança e ansiedade. Existe alguma resposta que satisfaça a quem pergunta, sem que o candidato tenha que ficar apavorado?"

Bom, essa pergunta sobre defeito já virou arroz de festa em entrevistas. Embora ela seja usualmente feita na forma resumida e direta, "Qual é o seu maior defeito?", a forma por extenso seria esta: "Você tem algum defeito que possa vir a causar problemas para você mesma e para os outros, no desempenho da função para a qual você está se candidatando?" Já ficou um pouco mais civilizado, não ficou? Muito bem.

No seu caso, os dois defeitos que você mencionou, insegurança e ansiedade, podem, sem dúvida, causar problemas. Além disso, são dois defeitos que não dá para disfarçar. Mesmo que o entrevistador não lhe fizesse a pergunta, no transcorrer da entrevista ele perceberia que você é insegura e ansiosa. Isso se você realmente for. Porque muitos candidatos tendem a exagerar na avaliação dos próprios defeitos e acabam por confessar algo que não havia chamado tanto a atenção do entrevistador.

A minha sugestão para você é esta. Se a pergunta aparecer, responda o seguinte: "Eu fico um pouco nervosa quando quero acertar muito, como neste momento. E isso pode passar a impressão de que sou insegura ou ansiosa." Pronto! Você mencionou os seus defeitos, sem escancará-los. E se o entrevistador passar para a pergunta seguinte, isso significa que os seus defeitos são bem menos perceptíveis do que você imagina que eles sejam.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin