2014-07-28

Qual o melhor curso para me tornar um bom vendedor? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/07/2014, sobre cursos para vendedores.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Qual o melhor curso para me tornar um bom vendedor?

vendedor

Um ouvinte escreve: "Aos 47 anos, decidi encerrar uma atividade que exerci durante toda a vida e que deixou de ser rentável por ter se tornado tecnologicamente obsoleta. Em vista disso, estou iniciando uma nova etapa na minha vida profissional. Fui contratado como vendedor, uma função que eu nunca exerci antes. Pergunto qual seria o melhor curso que eu poderia fazer para encarar esse desafio?"

Bom, em princípio, nenhum. Um bom vendedor é o resultado de treinamentos curtos e não de cursos longos. E esses treinamentos são sempre proporcionados pela própria empresa, não somente porque o produto a ser vendido requer um conhecimento específico sobre suas características, como também porque a abordagem aos clientes segue uma linha determinada pela diretoria de vendas e que é o resultado de experiências práticas de muitos e muitos anos.

Além disso, há o fator comportamental. Em algumas empresas o vendedor deve ser mais técnico, mais detalhista, mais persuasivo. Já no caso de empresas que vendem um produto que todo mundo já conhece, a exigência pode ser a rapidez ou a agressividade, se o produto tiver concorrentes igualmente agressivos.

Então, tudo o que você precisará aprender, você irá aprender na prática, no dia a dia, em cada venda. Nada disso, entretanto, impede que você faça algum curso, como Administração, mesmo por ensino à distância, para se preparar para uma eventual função administrativa ou de gestão. Mas primeiro, você precisará mostrar que é um bom vendedor. E esse deverá ser o seu foco nos próximos meses.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: