2014-11-11

Conquista do diploma de engenheiro não dá direito automático ao reajuste salarial - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/11/2014, com o caso de um ouvinte que está se formando em engenharia e quer saber se seu salário será automaticamente reajustado ao piso salarial dos engenheiros.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Conquista do diploma de engenheiro não dá direito automático ao reajuste salarial

recém formado dinheiro

Um ouvinte escreve: "Sou gestor em uma empresa e chefio uma equipe de cinco eletricistas. Assim como eles, eu também concluí somente um curso técnico, mas agora estou cursando o último ano de engenharia. Como o salário que recebo é a metade do piso de um engenheiro, pergunto se devo conversar com a minha empresa já ou espero ter o diploma em mãos?"

Bom, eu não sei como a sua empresa reagirá quando você abordar o assunto, agora ou depois de formado. O piso salarial de engenheiro é aplicável para profissionais que estejam ocupando uma função de engenheiro. Se no caso de sua empresa, a qualificação como técnico é considerada suficiente para a gestão do seu setor, sem ferir nenhum dispositivo legal, o diploma de engenheiro não lhe daria automaticamente direito a esse reajuste salarial de 100% que você já parece estar considerando como uma obrigação da empresa.

Uma sugestão que posso lhe dar é a de procurar uma seccional do conselho de engenharia, ao qual imagino que você pretenda se filiar. E nela se informar sobre os direitos que a lei trabalhista lhe concede após se formar. Isso antes de ter qualquer conversa com os dirigentes de sua empresa atual, para que você não incorra no erro de mencionar uma obrigatoriedade que talvez não se aplique ao seu caso.

De qualquer forma, imagino que, se você é um bom gestor, receberá algum tipo de incentivo salarial. E parabéns por ter feito o curso. Se ele não lhe trouxer um ganho imediato, trará, sem dúvida, no futuro.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin