2014-11-14

Para conseguir primeira experiência no mercado de trabalho, deixe de ser uma pessoa reservada - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/11/2014, com uma ouvinte que é muito reservada e tem dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Para conseguir primeira experiência no mercado de trabalho, deixe de ser uma pessoa reservada

mulher tímida

Uma ouvinte escreve: "Tenho 30 anos, moro com meus pais e sou formada em direito. Estudo para concursos públicos desde que me formei e consegui ser aprovada no exame da OAB, mas ainda não consegui passar em nenhum concurso. Não tenho experiência profissional e, por ser uma pessoa muito reservada, não tenho contato com antigos colegas de escola para tentar uma indicação para um emprego. Acredito que, por falta de experiência, não sou chamada para entrevistas em empresas. O que devo fazer?"

Deixar de ser reservada. Todas as outras sugestões que eu poderia lhe dar, você já as invalidou em sua mensagem. A única coisa que está ao seu alcance, já que você não pode voltar no tempo e fazer as coisas de modo diferente, é começar de baixo.

Se você for muito reservada, uma terapia poderá ajudá-la. Se for só meio reservada, uma sugestão é entrar no mercado de trabalho para sentir como ele funciona. Por exemplo, em atendimento ao cliente ou telemarketing. Não para seguir carreira nessas áreas, mas para sentir o clima, conviver com chefes e colegas, e aprender a suportar pressões.

São funções que não exigem experiência prévia, mas que poderão ajudá-la a se soltar e a começar a estabelecer contatos. Passando seis meses nelas, você já terá uma experiência aceitável.

Acredito que esse tipo de choque lhe seria muito útil. Não apenas para resolver a sua situação imediata, mas como o início de uma preparação para o longo tempo que você ainda terá pela frente. Nada ainda está perdido. Portanto, não desanime.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: