2014-11-03

'Empresa começou a exigir curso superior nas contratações em minha aérea, mas só tenho técnico' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/11/2014, com uma ouvinte que só tem o curso técnico e está com medo de perder o emprego pois a empresa começou a contratar apenas pessoas com curso superior.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Empresa começou a exigir curso superior nas contratações em minha aérea, mas só tenho técnico'

preguiça de estudar

Uma ouvinte escreve: "Estou nesta empresa faz sete anos e tenho apenas curso técnico. Estou preocupada porque a empresa vem exigindo curso superior nas novas contratações em minha área. E eu temo que o meu emprego possa estar ameaçado daqui a algum tempo. O que faço, já que não tenho paciência para estudar?"

Bom, desenvolva paciência para estudar. Nos últimos tempos, o mercado de trabalho mudou consideravelmente. Se por um lado, as pessoas estão mudando de emprego com mais frequência, por outro lado, o nível de exigência nas contratações vem aumentando. E um curso superior já se tornou um pré-requisito rotineiro. Nem tanto pelas necessidades da empresa, mas como uma maneira de filtrar os candidatos que se apresentam.

Se você está desenvolvendo um bom trabalho, com resultados aceitáveis e nunca recebeu uma crítica, não creio que o seu emprego esteja a perigo somente porque você não possui curso superior. Mas a falta dele irá impedir que você possa progredir na carreira. As futuras promoções certamente levarão em conta a escolaridade, como a sua empresa claramente vem demonstrando nas admissões recentes.

Portanto, eu lhe diria que você não tem um problema imediato, mas terá um em curto prazo. E tem tempo suficiente para evitá-lo. Uma opção seria um curso superior de ensino à distância, o que já demonstraria a seus superiores a sua determinação de não ficar para trás.

Existem dificuldades a serem superadas na gestão da própria carreira. Mas falta de paciência para estudar me parece ser uma das menores e mais fáceis de resolver.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: