2014-11-20

Para não se estressar no trabalho, é preciso enxergar horizontes - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/11/2014, com uma jovem ouvinte em seu primeiro emprego que já está estressada no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Para não se estressar no trabalho, é preciso enxergar horizontes

mulher estressada

Uma ouvinte escreve: "Estou estressada. Meu trabalho me consome, meu chefe só me critica e não estou mais conseguindo enxergar horizontes nesta empresa. Como este é o meu primeiro emprego, pergunto se é isso o que me espera em todos os outros?"

Vamos lá. O estresse é causado por qualquer situação ruim que uma pessoa acredita que não irá conseguir superar, por mais que tente. Então, eu sugiro que você tente mais.

Nesses meus anos de contatos frequentes com empregados e com empreendedores, eu notei que a quase totalidade dos estressados está na categoria dos empregados.

Os donos de negócios trabalham mais horas por dia do que os empregados, não tiram férias de 30 dias, não raramente trabalham durante os finais de semana e apesar de tudo isso, não mostram sinais de estresse. Por que? Porque estão trabalhando em seu próprio benefício. Cada hora a mais, cada esforço extra irá se refletir em melhorias de resultados. Ou, em outras palavras, eles enxergam um horizonte.

Voltando ao seu caso, o seu horizonte está no médio e no longo prazo. Neste seu primeiro emprego você está aprendendo como a empresa funciona, como os chefes agem e como os colegas reagem.

De qualquer forma, mudar de emprego lhe faria bem, porque aí você teria uma referência comparativa. Se o próximo for igual ao atual e se os seus colegas não mostrarem sinais de esgotamento nervoso contínuo, isso quer dizer que eles estão enxergando horizontes que você não está. E que precisa começar a enxergar para não se estressar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: